page view

Avenida dos Aliados no Porto espera 200 mil pessoas na passagem de ano

Os festejos para o Réveillon começam este sábado, pelas 22h30, com a atuação de Diogo Piçarra.

29 de dezembro de 2018 às 10:44

No Porto, em noite de Passagem de Ano todos os caminhos vão dar à avenida dos Aliados, onde são esperadas 200 mil pessoas. A festa começa este sábado, pelas 22h30, com um concerto de Diogo Piçarra, que irá fazer o aquecimento para a grande noite.

Já a noite de 31 vai ficar a cargo do músico portuense Pedro Abrunhosa. O artista vai apresentar o seu novo tema ‘Vem ter comigo aos Aliados’, que serve de convocatória para este dia de festa. O espetáculo começa pelas 23h00 e prolonga-se para lá da meia-noite. Na mudança para o novo ano, o céu da Invicta vai ser brindado com o fogo de artifício.

Pela Baixa do Porto, e de maneira que a música seja do agrado de todos, vão estar instalados mais três palcos onde vão atuar vários DJ e dar ainda mais cor à entrada no novo ano.

Para que a circulação seja mais cómoda e segura, a noite de Passagem de Ano vai contar com transporte públicos reforçados. A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço na noite de Ano Novo e o Metro do Porto vai funcionar em seis das sete linhas. Numa noite em que as autoridades esperam milhares de pessoas na avenida dos Aliados, a STCP informa que, para além de assegurar os percursos nos horários habituais, vai ter autocarros entre as 21h00 de segunda-feira e as 05h30 do dia 1. O Metro também vai funcionar toda a noite, exceto na Linha Violeta (com destino ao aeroporto, que encerra à 01h00).

As boas-vindas ao novo ano vão acontecer um pouco por toda a região Norte. Em Vila do Conde, os Canta Brasil vão subir ao palco, situado na zona Ribeirinha da cidade, e com os presentes a fazer a contagem decrescente para a entrada em 2019. Já em Paredes, no parque José Guilherme, a animação vai ficar a cargo de Mário Pedrosa. Em Espinho, Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social e do DJ Jonh Mayze & Miguel Faria que vai subir ao palco situado na praça da Baía.

PORMENORES

Metro aberto toda a noite

As linhas azul, verde e vermelha do Metro de Lisboa irão funcionar durante toda a noite na madrugada de dia 1 de janeiro. Os festejos na praça do Comércio levam ao encerramento da estação do Terreiro do Paço entre as 18h30 de 31 e as 6h30 de 1.

Entrada livre em Almada

Anselmo Ralph é cabeça de cartaz da Passagem de Ano de Almada, junto à fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas. Antes da meia-noite, o palco é dos Next Kids, vice-campeões do Mundo de Hip-Hop. Entrada é livre e há fogo de artificio, este ano sincronizado com Lisboa.

Réveillon debaixo de água

O espetáculo piromusical que assinala as celebrações do novo ano na baía de Sesimbra presta homenagem às divas da música, Aretha Franklin e Montserrat Caballé. A última noite de 2018 completa-se com a Passagem de Ano subaquática, junto ao Porto de Abrigo.

Três palcos em Setúbal

O cartaz do Fim de Ano Azul, em Setúbal, inclui concertos simultâneos em três palcos: o DJ Paulo Di-Light atua na Tenda dos Golfinhos, na Doca dos Pescadores, o duo Beliche sobe ao Palco Casa dos Pescadores, e o cantor Jorge Nice atua no Palco Rockalot, na praia da Saúde. A entrada é livre.

3 dias de festa na Nazaré

A Nazaré festeja a passagem de ano com três noites de música ao ar livre, ao longo da marginal: este sábado, sobe a palco a cantora Rosinha; amanhã é a vez dos Expensive Soul animarem as hostes. O último dia do ano fecha com um espetáculo pirotécnico.

Comboios especiais e viagens a 2 euros

A CP vai operar comboios especiais nas linhas urbanas de Lisboa e do Porto no fim de ano. Os comboios Rossio- -Sintra circulam até às 05h00 e Cais do Sodré-Cascais até às 04h00. No Porto há comboios em S. Bento até às 05h30. Ida e volta custa 2 € e abrange os urbanos de Coimbra.

Praia de Mira com hotéis esgotados

A capacidade hoteleira de Mira está "praticamente esgotada" para a Passagem de Ano. A câmara estima que mais de 40 mil pessoas escolham a praia de Mira para passar o Réveillon. Os festejos começam este sábado e na noite de 31 atua C4 Pedro.

Aumenta a procura pelo marisco

À medida que a Passagem de Ano se aproxima, o marisco tem mais procura. No Mercado do Livramento, Setúbal, a venda de sapateira e camarão disparou nos últimos dias. A procura de viveiros também aumenta por parte dos clientes que não dispensam a iguaria no Réveillon.

Vidro e mochilas proibidos na Baixa de Lisboa

Os festejos da Passagem de Ano vão levar à praça do Comércio, em Lisboa, mais de 200 mil pessoas. A expectativa é da PSP, responsável pela operação de segurança no "recinto improvisado" que concentrará o maior número de pessoas em Portugal.

A entrada está sujeita a revista e proíbe a utilização de copos de vidro, bancos ou megafones. Não será permitido transportar mochilas de tamanho superior a uma folha A3 e a utilização de chapéus de chuva com hastes compridas ou cadeiras está interdita. Os selfie sticks e as buzinas de ar ficarão de fora dos festejos na zona ribeirinha de Lisboa. Entre os objetos proibidos encontram-se ainda as armas brancas e de fogo, os explosivos, as seringas e apontadores laser.

O dispositivo da PSP estende- -se por um perímetro de segurança de 55 mil metros quadrados e delimita três zonas de contenção: carris anti-veículo, no perímetro exterior, ouriços metálicos, no perímetro interior, e uma zona intermédia de vigilância. O Réveillon condiona o trânsito no local a partir das 20h30 deste sábado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8