Maria de Lurdes tem 51 anos e um diagnóstico de cancro da mama que a acompanha há três anos. Depois de uma operação que lhe retirou parte do seio esquerdo, 17 sessões de quimioterapia e 32 sessões de radioterapia, Maria de Lurdes, hoje sentada numa das cadeiras do cabeleireiro da Liga Portuguesa Contra o Cancro do núcleo regional do Sul, situado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, está a recuperar a saúde e o à-vontade para se olhar ao espelho sem reservas.
"A auto-estima vai muito abaixo e há muito pouca vontade de alterar essa situação. Mas estas pessoas que estão aqui a fazer voluntariado são maravilhosas porque, para além de nos arranjarem o cabelo, também nos ajudam a nível emocional. Entendem as nossas emoções. Há sempre um chazinho, uma palavra. É um espaço que nos ajuda a interpretar os primeiros sinais da doença e a lidar com eles", confessa.
Esta terça-feira, Maria de Lurdes teve um ‘mimo' especial: pode ouvir conselhos sobre auto-estima e imagem dos cabeleireiros Lúcia Piloto, Mário Cabeleireiro e Metro Studio, profissionais que se associaram à acção solidária de luta contra o cancro desenvolvida no IPO de Lisboa.
Vanda Mendes, de 35 anos, veio ao cabeleireiro do IPO pela primeira vez. Os longos cabelos castanhos escuros que outrora lhe cobriam as costas deram lugar a um corte mais modesto. A acção da quimioterapia em breve será visível e a escalabitana não quer que a imagem reflectida no espelho lhe retire a coragem que a move há seis anos, data do primeiro diagnóstico de cancro na cocha direita.
"Sinto-me mais bonita, mais mulher", confessa, enquanto explica o motivo pelo qual permanece há uma semana no IPO de Lisboa. "Fui operada na última quarta-feira à mama esquerda. Como tenho de fazer tratamentos e pensos diariamente e não tenho como pagar as deslocações entre Santarém e Lisboa, estou internada no lar do IPO há uma semana. Vou ficar pelo menos um mês. É pena é estar longe do meu marido e dos meus filhos", revela, emocionada.
"O estar mais arranjado tem influência no estado emocional do doente. O feedback do espelho, nestes casos, é um factor fundamental para a recuperação da auto-estima", explica Albina Dias, psicóloga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, responsável pelas consultas gratuitas de acompanhamento psicológico a doentes oncológicos e familiares, quer sejam acompanhados pelo IPO ou não, serviço que desde Abril deste ano já ajudou cerca de 30 pessoas.
"Estes doentes têm de aprender a lidar com a incerteza. Há probabilidades, estatísticas, nas quais se enquadram os doentes, mas nunca se sabe ao certo como é que o organismo vai reagir, quanto tempo vão durar os tratamentos. Mas não devem perder a esperança". Afinal, pode-se ser feliz apesar do cancro", declara.
Aida Infante, 63 anos, é voluntária no cabeleireiro do IPO de Lisboa há mais de dez anos. Os casos que conheceu de perto são hoje mais do que simples histórias; são lições de vida.
"Certa vez fui chamada à enfermaria e encontrei uma menina com cerca de 20 anos, em isolamento. Não se conseguia levantar, nem sequer sentar. Apenas conseguia estar deitada de lado mas tinha uns olhos azuis da cor do céu. Ela pediu-me uma cabeleira e eu coloquei-lhe uma de corte direito com franja. Assim que se viu com a cabeleira quis chamar todos os médicos e enfermeiros mas que estes vissem quanto estado bonita. Fez-lhe tão bem à imagem. Infelizmente faleceu nessa mesma noite".
Segundo Manuela Rilvas, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e voluntária da instituição há 35 anos, este tipo de iniciativas são fundamentais para que as mulheres percebam que "a auto-estima é uma grande ajuda à terapia. É uma forma de dar força interior para lutar contra algo que é penoso mas que pode ser superado".
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2008 o cancro foi responsável pela morte de 7,6 milhões de pessoas, número que se estima que atinja os 11 milhões em 2030.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.