page view

Câmara da Nazaré prevê que interdição da praia possa ser levantada na sexta-feira

Zona norte da praia foi interditada a banhos devido a uma obstrução na conduta de saneamento, junto à Praça Manuel Arriaga, que provocou uma escorrência de efluentes.

14 de agosto de 2025 às 18:10

A praia da Nazaré continua interditada a banhos, mas a Câmara Municipal prevê que a interdição possa ser levantada na sexta-feira, após a receção dos resultados das análises do Instituto Ricardo Jorge.

"Os dados atuais relativos à qualidade da água da Praia da Nazaré indicam a possibilidade de reabertura a banhos a partir de amanhã [sexta-feira]", informou esta quinta-feira o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

A zona norte da praia da Nazaré, no distrito de Leiria, foi interditada a banhos na terça-feira, devido a uma obstrução na conduta de saneamento, junto à Praça Manuel Arriaga, que provocou uma escorrência de efluentes durante cerca de hora e meia.

O levantamento da interdição, decretada pela Capitania do Porto da Nazaré, estava dependente dos resultados das análises pedidas ao Instituto Nacional de Saúde Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Numa atualização divulgada às 17h30 desta quinta-feira, a autarquia informou que a praia continuará interditada a banhos até serem conhecidos novos resultados das análises à qualidade de água.

Citado num comunicado, o presidente da Câmara, Manuel Sequeira, acrescentou que "a decisão final será confirmada após a receção dos resultados definitivos" que serão enviados pelo INSA e que "poderão ser conhecidos amanhã [sexta-feira]".

Esta é segunda interdição da praia a banhos desde o início do mês, depois de, em 01 de agosto, os banhos terem sido proibidos devido a uma descarga nos esgotos pluviais. Na sequência do incidente, 116 pessoas foram assistidas na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação da água.

Contactada pela agência Lusa, a ULS da Região de Leiria informou, na quarta-feira, que, apesar da interdição de banhos, "não se registou um aumento de afluência aos Serviços de Urgência com sintomas gastrointestinais, resultado da atuação preventiva que desaconselhou de imediato o contacto com a água".

Ainda assim, acrescentou a ULS de Leiria, "os serviços de urgência de Leiria, Alcobaça e Pombal encontram-se em alerta e a monitorizar eventuais casos".

A Câmara da Nazaré revelou, também na quarta-feira, não afastar a hipótese de "sabotagem" na conduta de saneamento e reconheceu a necessidade urgente de um investimento na substituição do sistema, que tem cerca de 60 anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8