page view
Robert Prevost
Atualizado a 09 de maio de 2025 às 00:58

Foi eleito o Papa Leão XIV: Tudo o que se passou no dia em que a Igreja Católica conheceu o rosto da 'nova era'

O que sabemos até agora:

- O Conclave para eleger o sucessor de Francisco começou na quarta-feira com a missa 'Pro Eligendo Romano', a última missa pública dos cardeais, pelas 10h00 locais (9h00 em Portugal continental).
 - Na quarta-feira foi feita apenas uma votação. Pelas 21h00 locais saiu fumo negro da chaminé da Capela Sistina.
 - Os 133 cardeais eleitores regressaram, esta quinta-feira, à Capela Sistina para votarem no sucessor do Papa Francisco.
- Pelas 17h08, saiu fumo branco pela chaminé. HABEMUS PAPAM!
- Pelas 18h15, o nome de Robert Prevost foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro, como o novo líder da Igreja Católica. 
 - Robert Prevost é, agora, o Papa Leão XIV.
Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 23h48

Papa Leão XIV: Descubra qual é o significado do nome escolhido pelo líder da Igreja Católica

O nome Leão XIV, escolhido esta quinta-feira pelo novo Papa, sinaliza uma referência à postura política do último pontífice com esta designação no século XIX, e um compromisso com a justiça social de Francisco, segundo uma especialista em religião.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 23h44

Bispo de Leiria-Fátima antecipa pontificado marcado pela atenção mais frágeis

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, antecipou esta quinta-feira um pontificado de Leão XIV marcado pela atenção aos mais frágeis e salientou a sua pertença à Ordem de Santo Agostinho, padroeiro da diocese.

"O novo pontífice escolheu o nome de Leão, evocando a memória de Leão XIII, o grande Papa da encíclica 'Rerum Novarum'. Este nome faz-nos sonhar com um pontificado marcado pela atenção aos mais frágeis e pela promoção da justiça social, tema bem caro à herança que nos deixa o Papa Francisco", afirmou, numa nota enviada à comunicação social, José Ornelas, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 23h43

Diocese da Guarda saúda novo pontífice com oração de ação de graças

A diocese da Guarda saudou esta quinta-feira a eleição do Papa Leão XIV, com uma "oração de ação de graças", confiando o seu pontificado "à proteção de São Pedro, da Virgem Santa Maria e de Santo Agostinho".

Numa mensagem publicada na sua página na Internet, a diocese beirã deixa expresso o desejo de que Leão XIV seja guiado "na missão de confirmar os irmãos na fé, promovendo a unidade, o diálogo e a paz no mundo".

No texto, em que dá conta do percurso do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, a diocese liderada pelo bispo José Miguel Barata Pereira recorda a mensagem dirigida por Leão XIV esta tarde da varanda da Praça de São Pedro, no Vaticano, na qual expressa o desejo de "continuar a senda de escuta e reforma" iniciada pelos seus predecessores, "especialmente o amado Papa Francisco".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 23h40

Presidente angolano espera que Leão XIV contribua para paz e concórdia entre os povos

O Presidente angolano felicitou esta quinta-feira o novo Papa, desejando que a Igreja Católica continue a ser uma referência do humanismo e que Leão XIV contribua para restituir a paz no mundo e a concórdia entre os povos.

Numa mensagem dirigida a Leão XIV, João Lourenço congratula o novo Papa pela sua eleição, destacando que a escolha "foi o resultado consensual" da reflexão feita por proeminentes figuras da Igreja Católica, que lhe reconheceram as qualidades necessárias para liderar os católicos "que esperam seguramente, que esta incontornável instituição religiosa, continue a ser uma referência do humanismo".

O chefe de Estado angolano acredita que Leão XIV poderá usar a sua influência para restituição da paz nas situações "conturbadas que se vivem em África, na Ásia, na Europa, no Médio Oriente e noutros pontos do Globo, com a esperança de se restabelecer a concórdia e o entendimento entre os povos e as nações do nosso planeta".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h53

Conferência Episcopal diz que Leão XIV será construtor de pontes para paz e justiça

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou esta quinta-feira que o Papa Leão XIV vai ser construtor de pontes para a paz e a justiça, e desejou a continuidade do caminho sinodal ao lado dos migrantes, dos pobres e dos marginalizados.

"Em pleno Jubileu de Esperança, neste mundo desta quinta-feira tão sedento de amor e misericórdia, estamos certos de que o Santo Padre, dando testemunho do Evangelho de Jesus, contribuirá para o diálogo inter-religioso e para o diálogo com a sociedade, na construção de pontes ao serviço da fraternidade para a busca de caminhos de paz e justiça, oferecendo à humanidade renovadas centelhas de esperança", lê-se num comunicado da CEP por ocasião da eleição do Papa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 23h15

"Rerum Novarum": a encíclica do Papa que inspirou Leão XIV

Leão XIII, o Papa que o cardeal Robert Prevost decidiu assumir a continuidade, foi o autor da encíclica Rerum Novarum ("Das coisas novas"), a primeira que aborda a condição dos operários, ainda no final do século XIX.

A encíclica foi publicada a 15 de maio de 1891, na sequência da revolução industrial. Foi o primeiro grande documento da Igreja católica que aborda explicitamente os problemas sociais e económicos, num contexto das grandes perturbações sociais, sendo considerada a base da doutrina social da Igreja em sentido estrito.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h47

Papa Leão XIV celebra missa na Capela Sistina na sexta-feira

O Papa Leão XIV celebra na sexta-feira às 11h00 locais (10h00 em Lisboa) uma missa com os cardeais na Capela Sistina, anunciou esta quinta-feira o Vaticano.

O novo Papa vai presidir também à oração "Regina Coeli" (Rainha do Céu) no domingo, às 12h00 (11h00 em Lisboa), a partir da varanda da basílica São Pedro.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h38

Netanyahu espera que Leão XIV traga "esperança e reconciliação"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu esta quinta-feira ao novo Papa, Leão XIV, que traga "esperança e reconciliação entre todos os crentes".

"Felicidades ao Papa Leão XIV e à comunidade católica mundial. Desejo ao primeiro Papa dos Estados Unidos êxito e que traga esperança e reconciliação entre todos os crentes", disse Netanyahu num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, já tinha pedido ao novo Papa para encorajar "a amizade entre judeus e cristãos".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h36

Paulo Raimundo espera que Leão XIV continue legado de Francisco

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira esperar que o novo Papa, Leão XIV, possa prosseguir o legado do Papa Francisco, que deixou uma marca na defesa do ambiente, dos direitos sociais e da paz.

O novo Papa tem "uma grande responsabilidade que é a do legado do Papa anterior, do Papa Francisco, desde as questões da defesa do ambiente, das questões dos direitos sociais, das questões da paz", disse Paulo Raimundo, que falava aos jornalistas antes de um comício da CDU em Faro.

Para o líder comunista, Francisco deixou "um legado que é necessário continuar e cumprir".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 21h22

Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa satisfeito com eleição de novo pontífice

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa declarou esta quinta-feira estar satisfeito com a eleição de um novo Papa, desejando que Leão XIV "dê continuidade ao legado" do antecessor, o Papa Francisco.

"O nosso desejo é, sem sombra de dúvidas, que o Papa Leão XIV (...) dê continuidade ao legado do Papa Francisco, porque o Papa Francisco, com toda a franqueza deste mundo, fez um trabalho magnífico", disse Mahomed Iqbal em declarações por telefone à agência Lusa.

Referindo que Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos, "se preocupava muito com as pessoas carentes, com as pessoas com dificuldades" e que "quis sempre utilizar a fé, a religião, para unir as fés", adiantou que a comunidade espera que o novo Papa também "consiga, através da fé, unir as religiões".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h35

PR cabo-verdiano espera que Leão XIV seja "referência de diálogo, paz e humanismo"

O Presidente cabo-verdiano disse esta quinta-feira esperar que o novo Papa Leão XIV seja uma referência num mundo afetado por atribulações, numa mensagem na Internet com que saudou o novo líder da igreja católica.

"Que Leão XIV transborde as fronteiras da Igreja e seja uma referência de diálogo, paz e humanismo, neste mundo atribulado dos novos tempos", referiu José Maria Neves, no Facebook.

O chefe de Estado evidenciou uma frase da primeira intervenção do Papa: "Deus ama a todos, incondicionalmente", esperando que "seja uma fonte de luzes para os caminhos" que estão pela frente.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 22h33

Ventura espera que Papa Leão XIV seja "um sinal de esperança"

 O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira esperar que o novo Papa seja "um sinal de esperança" e de reforma e considerou que Leão XIV pode seguir os passos de Francisco numas causas, mas diferenciar-se noutras.

Em declarações aos jornalistas no concelho de Guimarães, distrito de Braga, André Ventura saudou a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo Papa, manifestando esperança, e considerando que "é um momento importante para a Igreja Católica" e "um dia feliz e é um dia bom para todos os católicos".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 21h17

Ex-presidentes Obama e Biden saúdam eleição de compatriota

Os ex-presidentes norte-americanos Barack Obama e Joe Biden saudaram esta quinta-feira a eleição do seu compatriota Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, desejando-lhe êxito no cargo.

"Este é um dia histórico para os Estados Unidos e rezamos [por Leão XIV] ao começar o seu trabalho sagrado de dirigir a Igreja Caólica e ser um exemplo para tanta gente, independentemente da sua fé", disse Barack Obama nas redes sociais.

Barack Obama dirigiu também as felicitações da sua mulher, Michelle Obama, a um "compatriota de Chicago", cidade onde o casal tem uma residência.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 21h02

Bispo de Angra destaca menção à Paz e nome escolhido pelo novo pontífice

O Bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, destacou esta quinta-feira a menção à Paz e o nome escolhido pelo novo Papa, Leão XIV, que aponta para uma dimensão social "indispensável neste momento".

"Não saberei explicar como, mas deixou-me uma profunda alegria no coração. Primeiro, porque o Espírito Santo nos deu um Papa e depois porque apontou de imediato esta paz desarmada e desarmante que nos vem de Cristo e que, ao mesmo tempo, nos projeta para um mundo que Ele quer que seja um mundo de paz, mas cujo caminho coloca nas nossas mãos", disse o bispo, numa reação após a primeira aparição do novo Papa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 20h19

Santuário de Fátima convicto de que Leão XIV continuará trabalho de Francisco e espera visita

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse estar convicto de que Leão XIV, esta quinta-feira eleito Papa, vai continuar o trabalho do seu antecessor e deseja que visite a Cova da Iria.

"É minha convicção de que este homem que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco, um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos", afirmou o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem vídeo disponibilizada à comunicação social.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 20h14

Patriarca de Lisboa afirma que Leão XIV é "o Papa que a Igreja e o mundo precisam"

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, considerou esta quinta-feira que Leão XIV "é o Papa que a Igreja e o mundo precisam neste momento".

"É com grande alegria que recebemos a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como Papa, adotando o nome Leão XIV. Estes momentos são de particular intensidade para renovar a nossa pertença à Igreja, sempre guiada pelos Pastores escolhidos por Deus para a conduzir até à vida eterna", escreve Rui Valério numa mensagem divulgada ao final da tarde.

Para o bispo titular da diocese da capital portuguesa, "não pode ser outra a atitude de todo o Patriarcado de Lisboa senão a ação de graças a Deus por este dom tão grande", pelo que convoca os diocesanos "para corporizar esta ação de graças" na celebração da missa, na sexta-feira, 09 de maio, às 21h30, na Sé de Lisboa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 20h09

Nuno Melo espera um líder ecuménico e aponta fasquia elevada deixada pelo legado de Francisco

O presidente do CDS afirmou esta quinta-feira esperar que o novo Papa Leão XIV seja um líder com uma visão ecuménica num mundo difícil e apontou a fasquia elevada que herdará do legado do pontificado de Francisco.

Em relação ao novo Papa Leão XIV, Nuno Melo disse esperar "que consiga ser um mensageiro e um líder diante dos católicos e para além dos católicos", tendo "uma visão ecuménica".

"Com uma palavra que prossiga um caminho que é de desafio permanente, com um mundo que persiste nas dificuldades que o Papa Francisco encontrou", completou o presidente do CDS, numa alusão à guerra na Ucrânia e numa altura em que "tudo se complica no Médio Oriente".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 20h07

Zelensky espera que novo líder apoie "moral e espiritualmente" a Ucrânia

O Presidente ucraniano saudou esta quinta-feira o Papa Leão XVI, esperando que o novo chefe da Igreja Católica apoie "moral e espiritualmente" a Ucrânia a "restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura" com a Rússia.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 20h01

Pedro Nuno Santos espera que Leão XIV seja "farol de paz, diálogo e dignidade humana"

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, manifestou esta quinta-feira o desejo de que o novo Papa Leão XIV seja "um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana" e prossiga o legado de Francisco.

"Hoje é um dia importante para o mundo --- e não apenas para os católicos --- com a eleição de Sua Santidade o Papa Leão XIV. Cabe-lhe agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco", pode ler-se numa mensagem das redes sociais de Pedro Nuno Santos.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h57

Bispo do Funchal saúda Leão XIV e promete estar com ele "no serviço do Evangelho"

O bispo do Funchal, Nuno Brás, saudou a eleição do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo Papa Leão XIV, prometendo "estar sempre com ele no serviço do Evangelho e da salvação do mundo".

Numa nota publicada na página da Diocese do Funchal na Internet, Nuno Brás assegura que reza "para que o seu testemunho, as suas palavras, expressões e gestos inspirem esperança e fortaleçam a fé dos cristãos em todo o mundo e seja voz que anuncie a paz e a fraternidade entre todos os povos".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h58

Moçambique recebe eleição "com alegria e júbilo" e quer aprofundar laços

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, afirmou esta quinta-feira que foi "com alegria e júbilo" que Moçambique recebeu a notícia da eleição do Papa Leão XIV, garantindo a disponibilidade para aprofundar os laços com a Santa Sé.

"Moçambique, um país de fé e de convivência inter-religiosa harmoniosa, renova, neste momento solene, a sua firme vontade de continuar a cooperar com vossa santidade para o estreitamento das relações entre a Santa Sé e a República de Moçambique e na promoção de valores comuns que contribuam para a edificação de um mundo mais justo, solidário e humano", refere a Presidência da República, em comunicado, sobre a mensagem da felicitações enviada pelo chefe de Estado ao novo Papa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h52

Israel espera estreitar laços com Igreja Católica

O Presidente de Israel afirmou esta esta quinta-feira esperar estreitar relações entre o seu país e a Igreja Católica, após a eleição do novo Papa, o norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV.

"Aspiramos a reforçar as relações entre Israel e a Santa Sé, bem como a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e em todo o mundo", declarou Isaac Herzog num comunicado.

Historicamente complicadas, as relações entre o Vaticano e Israel deterioraram-se após o ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas ao sul de Israel, a 07 de outubro de 2023, e a guerra que Israel desencadeou em retaliação no mesmo dia, na Faixa de Gaza, ainda em curso.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h53

Moçambique recebe eleição "com alegria e júbilo" e quer aprofundar laços

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, afirmou esta quinta-feira que foi "com alegria e júbilo" que Moçambique recebeu a notícia da eleição do Papa Leão XIV, garantindo a disponibilidade para aprofundar os laços com a Santa Sé.

"Moçambique, um país de fé e de convivência inter-religiosa harmoniosa, renova, neste momento solene, a sua firme vontade de continuar a cooperar com vossa santidade para o estreitamento das relações entre a Santa Sé e a República de Moçambique e na promoção de valores comuns que contribuam para a edificação de um mundo mais justo, solidário e humano", refere a Presidência da República, em comunicado, sobre a mensagem da felicitações enviada pelo chefe de Estado ao novo Papa.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h48

Putin certo que "diálogo construtivo" vai continuar com Leão XIV

 O Presidente russo felicitou esta quinta-feira o novo Papa Leão XIV, de origem norte-americana, e afirmou estar certo que será mantida uma cooperação construtiva entre Moscovo e o Vaticano.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h25

Leão é um dos nomes mais escolhidos entre líderes da Igreja Católica

O novo Papa, o norte-americano Robert Francis Prevost, decidiu adotar o nome Leão XIV, um dos nomes mais escolhido entre os líderes da Igreja Católica.

Os nomes mais escolhidos pelos Papas ao longo da história da Igreja Católica foram João, por 23 vezes, Bento e Gregório ambos por 16, seguidos pelos nomes Clemente e também por Leão, agora com 14.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h20

UE felicita Leão XIV e espera pontificado de "sabedoria e força"

A União Europeia (UE) felicitou esta quinta-feira o novo Papa, Leão XIV, e disse esperar que seja uma voz "no palco global" e que o pontificado seja "guiado pela sabedoria e força" para "promover valores comuns".

"Felicitamos sinceramente a Sua Santidade Leão XIV pela sua eleição enquanto Papa e líder da Igreja Católica", disseram em comunicado conjunto os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

A UE disse esperar que o pontificado de Leão XIV seja "guiado pela sabedoria e força", enquanto lidera a "comunidade católica e inspira o mundo através do seu compromisso com a paz e o diálogo".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h02

Montenegro considera que eleição do Papa Leão XIV é uma "escolha que tem significado político e social"

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reagiu esta quinta-feira à eleição do Papa Leão XIV e considerou que "a escolha tem significado político e social", uma vez que o novo líder da Igreja Católica é norte-americano. 

Montenegro recordou as "marcas do Papa Francisco" e considerou que a decisão do Conclave " vai "seguir esse caminho de encontro, convergência e paz".

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 18h54

"Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV": Trump saúda primeiro norte-americano eleito líder da Igreja Católica

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou esta quinta-feira o primeiro Papa norte-americano, o cardeal Robert Francis Prevost, nomeado pelo conclave reunido na Capela Sistina, em Roma, como sucessor de Francisco.

"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.

"Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 18h31

"Vamos manter dentro de nós a voz corajosa de Papa Francisco": as primeiras palavras de Leão XIV

O Papa Leão XIV fez, esta quinta-feira, a sua primeira aparição perante os fiéis na varanda da Basílica de São Pedro. "Vamos manter dentro de nós a voz corajosa de Papa Francisco", afirmou o novo líder da Igreja numa intervenção marcada pelo agradecimento ao trabalho feito pelo seu antecessor. 

Robert Francis Prevost pediu uma "Igreja unida que procura a paz e a justiça".

Num momento de visível emoção, o Papa afirmou que pretende manter a igreja aberta a todos.

Por fim, abençoou todos os fiéis que o ouviam, enquanto destacava "todas as cores" que procuram a Igreja. 

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 18h50

Marcelo saúda eleição de novo Papa, Leão XIV, com "profunda alegria"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou esta quinta-feira uma mensagem de felicitações ao novo Papa, Leão XIV, expressando com "profunda alegria" em seu nome pessoal e em nome do povo português.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet .

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi esta quinta-feira eleito Papa pelos 133 cardeais eleitores, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h09

O momento em que o novo Papa se dirigiu pela primeira vez à multidão na Praça de São Pedro

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 19h10

O momento em que Robert Prevost foi anunciado como o Papa Leão XIV

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 18h18

Robert Prevost é o novo Papa. Vai chamar-se Leão XIV

Robert Francis Prevost foi eleito esta quinta-feira o 267º líder da Igreja. O sucessor do Papa Francisco é americano.

O Papa vai ser o 267º líder. 

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 18h08
Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 17h41

Peregrinos de todo o mundo em festa na Praça de São Pedro

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 17h13

Sai fumo branco pela chaminé! Está escolhido o novo Papa

O Conclave escolheu, esta quinta-feira, o sucessor do Papa Francisco. Pelas 17h08, saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina, momento que foi celebrado pelos milhares de fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro.

Até ao momento, ainda não é conhecido o nome do cardeal eleito para ser líder da Igreja. 

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 16h48

Milhares de fiéis olham para chaminé na Praça de São Pedro na "espera mais bonita do mundo"

A Praça de São Pedro foi-se enchendo durante a tarde desta quinta-feira para o último resultado do dia da eleição do Conclave Cardinalício, naquela que é a "espera mais bonita do mundo", segundo o bispo brasileiro Nelson Westropp.

À saída da praça, onde fora orar, o bispo emérito de Santo André comentou os tempos de ansiedade em que vivem os fiéis católicos, olhando para a chaminé da Capela Sistina, à espera de um sucessor do Papa Francisco.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 15h40

Cardeais já estão reunidos na Capela Sistina para votações da tarde

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 10h52

Volta a sair fumo preto da chaminé da Capela Sistina. Ainda não há Papa

Segunda votação do dia também não elegeu o próximo Sumo Pontífice e voltou a sair fumo preto da chaminé da Capela Sistina. Próximo resultado é conhecido pelas 16h30 desta quinta-feira. 

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 10h44

Primeira votação do dia termina sem eleição do Papa. Cardeais já votam pela segunda vez

A primeira votação desta quinta-feira, segunda deste Conclave, não elegeu o novo Papa, não saindo qualquer fumo - nem branco nem preto - da chaminé da Capela Sistina. 

A segunda votação do dia já prossegue, após a qual obrigatoriamente sairá fumo da chaminé. 

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 10h04

Só sai fumo duas vezes por dia

A primeira votação dos cardeais já terá terminado. Se não houver Papa, não sai fumo preto na chaminé. Isto porque só está previsto sair fumo duas vezes por dia.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 11h21

Enviado especial do CM a Roma: “Trata-se do maior Conclave da história da igreja”

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 08 de maio de 2025 às 07h09

Cardeais retornam à Capela Sistina para escolher o novo Papa

Os 133 cardeais eleitores retornaram à Capela Sistina, esta quinta-feira, no segundo dia do Conclave, para escolher o novo Papa. A primeira votação deverá ocorrer antes das 9h30. 

Anterior

Ao minuto anterior

Primeira votação do Conclave acaba com fumo negro e sem Papa

Publicada originalmente a 08 de maio de 2025 às 07:09

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8