Robert Francis Prevost viveu naquela casa apenas catorze anos, altura em que ingressou no seminário e, mais tarde, na ordem agostiniana, regressando a casa dos pais apenas para visitas.
A casa onde o atual Papa Leão XIV viveu os primeiros 14 anos, num subúrbio Chicago, está em leilão com preço inicial de 250 mil dólares (cerca de 224 mil euros) e as licitações prosseguem até 18 de junho, quando termina o prazo.
A Paramount Realty é quem está a organizar o leilão: "Possua um pedaço sagrado de história", sublinha, embora reconheça que se trata de "uma humilde casa de tijolos" localizada "num bairro da zona sul de Chicago".
A casa em Dolton, subúrbio a sul de Chicago, foi construída em 1949 num terreno de 460 metros quadrados, sendo que a área construída ocupa 106 metros quadrados.
Os seus dois andares acomodam duas casas de banho, três quartos e uma sala de estar ou área comum.
A casa foi completamente renovada no ano passado, segundo adiantou à agência Efe um empreiteiro que participou na obra, antes de se saber que ali tinha vivido um morador tão ilustre, que na altura apenas um cardeal.
O empreiteiro contou que, quando começaram a trabalhar, era uma habitação extremamente humilde, com uma única casa de banho e janelas de vidro único no frio inverno de Chicago.
Os empreiteiros substituíram as tubagens de gás e água, instalaram um piso laminado, acrescentaram uma casa de banho e instalaram janelas herméticas.
O resultado da obra pode agora ser visto no 'site' da Paramount.
A imobiliária lista os nomes de dois agentes nesse 'site' que devem ser contactados no prazo de 33 dias até ao leilão.
A casa, que tem um jardim agora abandonado, esteve à venda até ao dia da nomeação do Papa, mas assim que a notícia foi divulgada, foi retirada do mercado, para voltar a aparecer no catálogo da Paramount.
Os habitantes de Dolton disseram aos jornalistas na altura que esperavam transformar a casa num museu ou num centro de visitantes focado no Papa, embora a empresa de construção não pareça ter esses planos.
Robert Francis Prevost viveu naquela casa apenas catorze anos, altura em que ingressou no seminário e, mais tarde, na ordem agostiniana, regressando a casa dos pais apenas para visitas. Os seus pais permaneceram na casa até ao final do século passado.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.