Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Celebra 109 anos e diz que "lares são para velhos"

Conhecido pelo seu bom humor, Manuel dos Santos gosta de passear.
23 de Dezembro de 2014 às 10:46
Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905
Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905 FOTO: Getty Images

Os 109 anos de Manuel Rafael dos Santos vão ser celebrados esta terça-feira à tarde na Junta de Freguesia da Asseiceira, no concelho de Tomar, numa cerimónia reservada à família, disse à agência Lusa o presidente da junta.


"Se não é o homem mais velho de Portugal é certamente um dos mais velhos", disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rodrigues, adiantando que a festa será simples e reservada porque Manuel Santos "não lida com muita confusão".

De acordo com a descrição do autarca, Manuel dos Santos é uma pessoa "perfeitamente lúcida", reside na sua casa no lugar de Grou e mantém alguma autonomia.

Uma breve biografia traçada por um dos seus seis netos, José Lima, afirma que Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905 na aldeia com nome de Roda Grande, freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, tendo mudado para o lugar vizinho de Grou quando casou com uma habitante dessa povoação.

Dois filhos, seis netos e oito bisnetos

Tendo tido dois filhos - António, com 80 anos, e Maria da Conceição, com 65 -, é a filha, que reside próximo da sua casa, que cuida dele diariamente.


Com seis netos e oito bisnetos, Manuel Santos, que até há poucos anos se dedicou ao trabalho no campo, "demonstra grande vitalidade e energia e prova disso é o facto de não tomar qualquer medicação diária", refere o neto.

"Conhecido pelo seu bom humor, gosta de passear, deslocando-se ainda com energia e sem ajuda de ninguém, chegando a afirmar que 'as bengalas são para os velhos'", e conta, "com alguma nostalgia, 'estórias' dos tempos antigos, dos bailes em casas particulares e na dos seus pais, onde tocava harmónio, e dos episódios nas tabernas onde se bebia muito vinho e se assistiu a muitas zaragatas", disse José Lima.

Segundo o neto, quando questionado sobre a possibilidade de ir para um lar de idosos, recusa perentório afirmando que "os lares são para os velhos!".

Manuel dos Santos aniversário 109 anos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)