page view

Centro para refugiados custa 140 mil euros

Espaço, em Lisboa, recebe primeiro grupo na próxima semana.

22 de fevereiro de 2016 às 18:44

O Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados de Lisboa, inaugurado esta segunda-feira, vai entrar em funcionamento já na próxima semana para acolher sete das 30 pessoas que vão chegar por essa altura a Portugal. 

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, revelou, durante a cerimónia de inauguração, que o projeto de recuperação do edifício custou cerca de 120 mil euros à autarquia. Outros 20 mil euros foram investidos pela Junta de Freguesia do Lumiar, que recebe o projeto, na recuperação do espaço exterior e jardins.

O centro tem capacidade para acolher 24 pessoas e duas crianças de colo, mas existe sempre a possibilidade de colocação de camas de emergência. O cariz temporário do espaço foi sublinhado por Fernando Medina. Servirá para receber os refugiados durante os "primeiros dias em Portugal", promovendo a introdução à cultura e à Língua Portuguesa. Depois, serão "recolocados em locais mais definitivos em Lisboa ou noutras cidades", explica o autarca. 

O edifício, cuja recuperação demorou cerca de três meses, foi cedido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Divide-se em quatro quartos, com capacidade para entre cinco a oito pessoas. Conta ainda com um jardim, um espaço lúdico para crianças e uma sala de orações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8