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CP reajusta oferta na Linha de Cascais com mexidas nos comboios das horas de ponta

Cadência de comboios nas horas de ponta passará a ser de 15 minutos.

07 de março de 2025 às 20:26

A CP vai reajustar, a partir de 23 de março, a oferta do serviço ferroviário urbano na Linha de Cascais, com o objetivo de responder a "constrangimentos existentes", passando a cadência nas horas de ponta para 15 minutos.

"A partir de 23 de março, para regularizar a oferta, a cadência de comboios nas horas de ponta passará a ser de 15 minutos, sendo realizados oito comboios por hora, quatro por sentido", informou, em comunicado a CP -- Comboios de Portugal.

De acordo com a transportadora, "o horário foi elaborado com um maior espaçamento entre os comboios de Cascais e de Oeiras, permitindo assim um aproveitamento melhor dos lugares oferecidos, bem como atenuando os constrangimentos existentes de sucessão de comboios entre Santo Amaro e Oeiras".

A empresa justificou que, após a reposição do horário na ligação ferroviária entre Lisboa e Cascais, em dezembro passado, "constatam-se dificuldades no cumprimento da expectativa de qualidade do serviço criada junto do cliente" e, nesse sentido, "a CP, em articulação com a IP [Infraestruturas de Portugal], reformulou os parâmetros da oferta comercial de modo a atender aos constrangimentos existentes".

A alteração tem "caráter temporário" e "deverá vigorar até ao final do primeiro semestre do ano", com o objetivo de "mitigar o impacto causado pelas obras de modernização da linha", a cargo da IP, e "pelas obras da Linha Circular, no Cais do Sodré, da responsabilidade do Metropolitano de Lisboa", refere-se na nota.

A solução, considerou a CP, vai "melhorar a pontualidade dos comboios e a confiança do cliente no serviço prestado, já que serão minimizados os atrasos e melhorados os índices de fiabilidade", além de "proceder à estabilização das linhas de embarque e desembarque no Cais do Sodré e melhorar a informação ao cliente".

Para a empresa ferroviária, o novo modelo de oferta "possibilita uma melhor gestão operacional dos meios" e "será capaz de acomodar a procura em todas as faixas horárias".

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