Em 2025 registaram-se 7.190 ocorrências de criminalidade grupal e 2.036 ocorrências de delinquência juvenil.
O número de crimes praticados em contexto de grupo ou por jovens diminuiu no ano passado pela primeira vez desde a pandemia, em 2020, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2025, entregue esta terça-feira no parlamento.
Segundo o documento, em 2025 registaram-se 7.190 ocorrências de criminalidade grupal e 2.036 ocorrências de delinquência juvenil, menos 1,2% e 1,3%, respetivamente, face ao ano anterior.
Foi a primeira vez que o número de ocorrências com estas características diminuiu desde o período da pandemia de covid-19, quando os crimes praticados em contexto de grupo ou por jovens caíram entre 2019 e 2020.
Apesar da inversão da tendência de aumento, repetem-se, de maneira geral, as dinâmicas observadas em anos anteriores.
No que respeita à criminalidade grupal, os suspeitos são maioritariamente jovens entre os 15 e os 25 anos, mantendo-se também dinâmicas de rivalidade entre grupos oriundos de diferentes zonas ou bairros, com maior expressão na Área Metropolitana de Lisboa e no distrito de Setúbal.
Neste contexto, as redes sociais funcionam como "extensão do território físico e do próprio grupo", alerta o relatório, que explica que plataformas como o TikTok, Instagram ou Youtube contribuem para a amplificação dos conflitos, afirmação simbólica e mobilização rápida de elementos.
O documento sublinha ainda que crimes como violação, roubo de viatura, ofensa à integridade física grave e extorsão sexual aumentaram, apesar da diminuição global da criminalidade grupal, que o RASI admite que, na realidade, possa ser mais significativa, uma vez que existem "indícios da existência de episódios de conflitualidade grupal que não chegam a ser formalmente denunciados".
Quanto à delinquência juvenil, os crimes mais verificados foram ofensas à integridade física voluntária simples, ameaça e coação, furto em edifício comercial ou industrial, que ocorreram essencialmente durante o período escolar e nos dias úteis.
Os autores são, sobretudo, rapazes entre os 12 e os 15 anos, a mesma idade das vítimas.
O relatório destaca ainda a predominância de ilícitos de natureza sexual, sem contabilizar, frequentemente praticados em contexto escolar ou em ambientes de proximidade relacional.
A maioria dos autores é do sexo masculino e as vítimas são sobretudo raparigas, em geral entre os 14 e 15 anos e os factos investigados incluem abusos sexuais e violações, e importunação sexual, praticados por grupos de menores e, frequentemente, em contexto escolar.
O relatório alerta ainda para o aumento do crime de pornografia de menores, associado à partilha de conteúdos íntimos e de cariz sexual entre menores, tendo-se registado casos de extorsão após o envio de imagens intimas, que acabam por circular entre colegas.
No que respeita à área de atuação da Polícia Judiciária, em 2025 foram abertas 3.044 investigações, mais 28% face ao ano anterior, relacionadas com burlas, burlas informáticas, branqueamento, tráfico de estupefacientes, extorsão, falsificação ou contrafação de documento, auxilio e associação de auxilio à imigração ilegal.
"A análise da criminalidade grupal revela uma crescente organização, especialização funcional e adaptação tecnológica", acrescenta o RASI.
No âmbito do Programa Escola Segura, registaram-se 8.133 ilícitos em ambiente escolar (mais 14,1%) durante o ano letivo 2024/2025, dos quais 5.694 ocorrências de natureza criminal (menos 0,9%).
Dessas, 2.198 foram ofensas à integridade física, 1.394 injurias e ameaças, 931 furtos, 182 ofensas sexuais, 120 roubos e 114 caos de uso ou posse de arma.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.