page view

Dezenas de concelhos sem recolha de lixo após o Natal

Lisboa vai distribuir contentores de obras pelas freguesias para residentes depositarem o lixo.

20 de dezembro de 2024 às 01:30

Dezenas de concelhos de norte a sul do País vão estar vários dias sem recolha de lixo urbano no período natalício, devido a greves convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Lisboa, Oeiras, Portimão, Chaves ou Guimarães são alguns dos municípios afetados.

De entre as reivindicações estão aumentos de 15%, com mínimo de 150 euros, e vencimentos mínimos de 1000 euros no início da carreira. Em Lisboa, o presidente da câmara, Carlos Moedas, apelou a todos os presidentes de junta de freguesia que se juntem à autarquia na defesa da negociação com os sindicatos dos trabalhadores da higiene urbana.

Numa carta enviada a todos os presidentes de junta, Carlos Moedas diz que a autarquia foi apanhada de surpresa com a convocação da greve e apela a que as juntas façam “tudo o que estiver ao seu alcance” para mitigar os efeitos negativos desta paralisação.

Carlos Moedas já tinha considerada “injusta” a greve. “Este executivo que lidero há apenas três anos tem vindo a fazer tudo o que pode para melhorar as condições do trabalho das mulheres e dos homens da higiene urbana”, disse Moedas.

Para minimizar o efeito da greve, a autarquia vai distribuir contentores de obra pelas freguesias e equaciona a hipótese de teletrabalho nesses dias. Em Lisboa, há greve a todo o trabalho entre 25 e 29 de dezembro, ao trabalho suplementar nos dias 30 e 31 e a todo o trabalho entre as 22h00 de 1 de janeiro e as 06h00 de dia 2.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8