page view

Doenças inflamatórias desgastam cartilagem

Para artroses na anca aconselha-se a bicicleta.

13 de fevereiro de 2016 às 18:23

Atinge mais as mulheres, com maior incidência a partir dos 60 anos e não tem cura. A artrose é a mais comum das múltiplas doenças reumáticas que envolve toda a articulação, mas as dores podem ser atenuadas com acupuntura, fisioterapia e terapêutica farmacológica.

"A artrose é o desgaste da cartilagem, que é um tecido que reveste os ossos nas articulações e que permite que estas se mexam sem que tenhamos dor. É como se fosse o tecido de revestimento de um amortecedor. É algo que lubrifica a articulação e que permite que esta se mexa sem dor", explica ao CM Frederico Teixeira, ortopedista no Hospital Curry Cabral, Lisboa.

A artrose é um fenómeno que atinge todas as pessoas. "Se fizermos radiografias aos 70 ou 80 anos, não há ninguém que não tenha várias articulações com sinais de artroses. Costumo dizer que são os cabelos brancos vistos por dentro, porque é inevitável", refere. Quanto a causas, diz o especialista que a vasta maioria não tem causa.

O desgaste da cartilagem está associado ao envelhecimento. Mas há outras doenças que podem acelerar esse desgaste, como as doenças inflamatórias de que são exemplo a artrite reumatoide, lúpus ou psoríase. Por norma, as artroses instalam-se de forma progressiva. "É pior quando está frio ou tempo húmido. As pessoas com artrose têm mais dores durante o inverno", refere o especialista, que adianta ser frequente pacientes com artrite reumatoide terem uma prótese na anca e duas no joelho. Quanto a sintomas, genericamente, para além de dor nas articulações, há incapacidade funcional. Quem tem artrose na anca, por exemplo, terá dificuldade em calçar meias. "Para fazer esse movimento, tem de se fazer grande inflexão da anca, daí a dor. Já as pessoas com artroses no joelho queixam-se dos planos inclinados. Subir e descer escadas torna-se difícil", explica.

Para uma melhor qualidade de vida, as recomendações são várias. Para artroses no joelho/tornozelo, aconselha-se a natação e a hidroginástica, porque é um exercício em que não há carga num membro. Para a artrose na anca, o ideal é andar de bicicleta, com selim alto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8