page view

Artigo exclusivo

Governo compra 139 mil computadores à empresa do Magalhães

JP Sá Couto produziu há 13 anos dezenas de milhares de computadores Magalhães, e agora volta a equipar escolas.

01 de março de 2021 às 01:30

Na altura, a adjudicação por ajuste direto à JP Sá Couto do primeiro lote de Magalhães gerou muita polémica, tendo uma comissão parlamentar apontado a situação de monopólio. A empresa vai fornecer agora quase um terço dos 455 mil computadores cujos concursos foram abertos pelo Governo e ganhos pelas três operadoras de telecomunicações móveis: Meo, Nos e Vodafone.

“Não existe qualquer ligação contratual com o Ministério da Educação”, afirma fonte oficial da empresa ao CM, sublinhando que “a jp.ik, unidade de negócio para a educação da JP Sá Couto, forneceu e fornece equipamentos a clientes seus, com o objetivo final de venda ao Ministério de Educação e a variadas Câmaras Municipais, assim como a outras entidades”.

Neste caso, a empresa fornece os computadores às operadoras móveis. “Foi-nos adjudicado por um cliente a compra de 39 mil unidades em 2020”, revelou a mesma fonte, acrescentando que “as previsões apontam para a produção de cerca de 85 000 unidades de computadores Classmate PC a um dos clientes que ganhou em concurso público internacional lançado no ano passado”. Somam-se ainda 15 mil portáteis anunciados pelo Governo no dia 4 de fevereiro para entregar no reinício das aulas à distância, num total de 139 mil unidades. A JP Sá Couto confirma as dificuldades mundiais na produção de computadores, pelo que neste momento não tem praticamente computadores disponíveis para venda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8