page view

“Estou a olhar para Portugal, para Lisboa, para Fátima”: Papa Francisco alude à Jornada Mundial da Juventude

Papa Francisco grava vídeo em que fala da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

08 de março de 2022 às 08:58

Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vocês...”, disse ontem o Papa Francisco numa mensagem vídeo divulgada pelo Vaticano e em que o Sumo Pontífice alude à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza em agosto do próximo ano.

Num discurso virado para os jovens, Francisco apelou a que “no meio de todas estas crises, o evento de agosto de 2023 seja um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo”. E, no momento que o Mundo atravessa, não deixou de aludir à guerra na Ucrânia.

“Andamos de crise em crise”, sublinhou. “Saímos de uma crise pandémica, entrámos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer”, afirmou o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. “Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros”, acrescentou, lembrando que “as crises superam-se juntos, não sós”.

“As crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores!”

A Jornada Mundial da Juventude – que deveria realizar-se em 2022 – foi adiada para 2023 por causa da pandemia de Covid-19. Anunciada pelo Papa a 27 de janeiro de 2019, no fim da missa que assinalou o final da 32ª Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, o evento religioso terá lugar entre os dias 1 e 6 de agosto e tem como lema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’. O período escolhido para o acontecimento foi anunciado por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, que explicou que a data procura conciliar a agenda do Papa com as férias escolares, para que a Jornada tenha o maior número possível de jovens peregrinos.

“Acompanho-os desde aqui”, clamou o Papa no final do discurso. “Rezo para que este encontro seja fecundo. Que cada um de nós saia melhor do que chegou. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim, porque eu também preciso que me sustentem com a oração.”

História da cruz peregrina

A cruz peregrina tem 3,8 metros de altura. Em 1984, foi confiada pelo Papa João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos e, desde então, iniciou uma peregrinação mundial que já a levou a quase 90 países.

Vão a todas as dioceses

A cruz peregrina e o ícone de de Nossa Senhora Salus Populi Romani – símbolos da Jornada Mundial da Juventude – estão em cada diocese nacional cerca de um mês. Lisboa será a última a recebê-los.

Entre as viagens que fez, a cruz peregrina passou por Nova Iorque, EUA, pouco depois do 11 de Setembro de 2001 e esteve no ‘ground zero’, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase três mil pessoas.

Ícone mede 1,20 metros

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura. Está associado a uma devoção mariana em Itália.

A preparação da Jornada Mundial da Juventude que em 2023 se realizará em Portugal passará por Santiago de Compostela, onde entre 3 e 7 de agosto se realizará a Peregrinação Europeia de Jovens.

Investidos 12 milhões de euros para receber mais de um milhão de jovens

A Jornada Mundial da Juventude em Lisboa deverá representar um investimento de 12 M €, a repartir entre as câmaras de Lisboa e Loures e o Ministério das Infraestruturas. O coordenador do evento, Duarte Ricciardi, diz que é expectável que Lisboa receba “mais de um milhão de jovens”. Uma ponte pedonal está ser construída sobre o rio Trancão, unindo uma área de mais de 100 hectares a norte do Parque das Nações, e será erguido um palco/altar perto da Ponte Vasco da Gama. Serão ainda instalados WC portáteis e hospitais de campanha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8