page view

Exames nacionais devem passar a valer pelo menos metade da nota de acesso ao ensino superior

Nota final do 12.º ano deixa de estar dependente da classificação que os estudantes obtêm nos exames.

05 de janeiro de 2023 às 16:32

As regras de acesso ao ensino superior deverão manter-se inalteradas este ano, anunciou esta quarta-feira o ministro da Educação, sendo os exames nacionais obrigatórios apenas para os alunos que se queiram candidatar ao superior.

"Não temos a decisão finalíssima, mas não queremos introduzir disrupção este ano letivo. Não queremos uma situação diferente dos outros anos, mas muito brevemente, com os meus colegas do ensino superior, iremos anunciar", afirmou João Costa, durante a audição parlamentar na comissão de Educação e Ciência.

Ao contrário do que acontece atualmente, em que, para que os alunos possam ingressar no ensino superior, a nota final do 12.º ano corresponde a metade da média e os exames correspondem a 35%, a proposta agora discutida prevê que a nota final do ensino secundário passe a valer apenas 35% e os exames passem a valer no mínimo metade da nota total para ingresso, segundo o jornal Público. Mantem-se inalterado o peso de 15% reservado a cursos que exigem pré-requisitos aos alunos.

Já a nota final do 12.º ano deixa de estar dependente da classificação que os estudantes obtêm nos exames. Ou seja, as provas finais do secundário deixam de ser obrigatórias para a conclusão do 12.º ano. Este método já estava em vigor desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, para responder aos impactos que a mesma teve no sector do Ensino.

No novo modelo, avançado pelo ministro da Educação, João Costa, esta quarta-feira, é proposto que, para prosseguir para o ensino superior, os alunos vão ter de fazer pelo menos três provas, sendo que uma delas é obrigatoriamente a de Português e outra específica da instituição de ensino escolhida pelo estudante, refere o Público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8