page view
08 de julho de 2021 às 17:21

Testes à Covid ou certificado digital para entrar em restaurantes e hotéis. Veja as novas medidas

O Governo comunicou esta quinta-feira um conjunto de novas medidas bem como a atualização do estado de cada concelho relativamente à incidência de casos de Covid-19.

Há agora 27 concelhos em risco elevado e 33 em risco muito elevado devido à Covid-19. Nestes concelhos para aceder a resturantes é necesário a apresentação de testes negativos ou o certificado digital. 

Para aceder a hotéis a nível nacional a modalidade repete-se, sendo, a partir desta sexta-feira, obrigatória a apresentação dos documentos.

Quinta-feira, 08 de julho de 2021 às 17h21

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou, após Conselho de Ministros que Portugal continua na linha vermelha da matriz de risco devido ao aumento do número de novos casos de Covid-19. 

Há agora 27 concelhos em risco elevado e 33 concelhos em risco muito elevado. Na semana passada eram apenas 19 concelhos em risco muito elevado.

Quinta-feira, 08 de julho de 2021 às 17h30

O Governo anunciou que é exigido um teste negativo à Covid-19 no acesso a restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado. 

Também no acesso aos hotéis é necessário a apresentação de documento que comprove a realização de um teste negativo ou o certificado digital Covid. Esta medida abrange todo o território nacional.

É permitida a utilização de autotestes para a aceder aos restaurantes e aos hotéis e estes podem ser adquiridos em supermercados.

Quinta-feira, 08 de julho de 2021 às 17h35

Os concelhos de risco elevado, cujo número subiu esta semana para 27, são: Albergaria a Velha; Alenquer; Aveiro; Azambuja; Bombardas; Braga; Cartaxo; Constância; Ílhavo; Lagoa; Matosinhos; Óbidos; Palmela; Portimão; Paredes de Coura; Rio Maior; Salvaterra de Magos; Santarém; Setúbal; Sines; Torres vedras; Trancoso; Trofa; Viana do Alentejo; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Gaia e Viseu.

As medidas apresentadas para estes concelhos:

Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00;

Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;

Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);

Espetáculos culturais até às 22h30;

Casamentos e batizados com 50 % da lotação;

Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;

Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;

Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;

Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);

Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Quinta-feira, 08 de julho de 2021 às 17h43

33 concelhos estão agora em risco muito elevado devido à Covid-19, sendo eles: Albufeira; Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Avis, Barreiro, Cascais, Faro, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Mira, Moita, Montijo, Mourão, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Silves, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos e Vila Franca de Xira.

As medidas para estes concelhos:

Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.

Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;

Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo);

Espetáculos culturais até às 22h30;

Casamentos e batizados com 25 % da lotação;

Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados;

Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;

Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;

Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;

Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS;

Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Quinta-feira, 08 de julho de 2021 às 17h51

Em situação de alerta, ou seja, com uma incidência de 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 nos concelhos de baixa densidade) e em risco de recuar na próxima semana caso se mantenham no mesmo patamar estão os concelhos: Alcobaça, Arouca, Arraiolos, Barcelos, Batalha, Benavente, Caldas da Rainha, Cantanhede, Carregal do Sal, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Elvas, Espinho

Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Paredes, Pedrógão Grande, Peniche, Porto de Mós, Póvoa do Varzim, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Tavira, Valongo, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8