page view

Artigo exclusivo

Grávidas sem vacinas infetadas com Covid-19 nos Cuidados Intensivos no Porto

Mulheres de 26 e 37 anos mantêm-se estáveis com oxigenação externa. Uma foi transportada pela Força Aérea, de Faro até ao Porto.

27 de agosto de 2021 às 01:30
Grávidas sem vacinas infetadas com Covid-19 nos Cuidados Intensivos no Porto

Durante o transporte, a doente já contou com a aplicação de ECMO. A transferência hospitalar foi coordenada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes e envolveu diversos agentes do Sistema Integrado de Emergência Médica. A outra doente, de 37 anos, tinha estado internada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel. Foi transferida, no domingo, para o Hospital de S. João, também em estado grave.

As duas gestantes foram diagnosticadas com formas de Covid-19 que não respondem ao tratamento convencional feito em Cuidados Intensivos, seja com oxigenação não invasiva, seja com ventilação mecânica invasiva. A unidade ECMO permite oxigenar o sangue de forma emergente e assim garantir que as duas grávidas mantenham a gestação para que os partos possam ser realizados o mais tarde possível, após as gestantes recuperarem da doença.

Desde o início da pandemia já nasceram, no Centro Hospitalar de S. João, 90 bebés de mães infetadas pelo novo coronavírus, num total de partos superior a três mil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8