page view

IGAS investiga morte de homem nas urgências do hospital de Portimão

Denúncia aponta "erros graves reflexo da forma de trabalhar e estratégias do INEM".

09 de julho de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

IGAS investiga morte de homem nas urgências do hospital de Portimão

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a investigar a morte de um homem, de 73 anos, nas urgências do hospital de Portimão em abril deste ano após denúncia de um profissional de saúde daquela unidade. Em causa estão alegadas irregularidades "na qualidade dos serviços prestados pelos técnicos de emergência pré-hospitalar da ambulância de emergência médica de Portimão".

Na denúncia apresentada, segundo a CNN Portugal, é descrito que "a falha do INEM resulta na morte de homem de 73 anos previamente autónomo. Somaram-se uma sucessão de erros graves reflexo da forma de trabalhar e estratégias do INEM".

Questionado pelo CM, a IGAS confirma que "por despacho do Inspetor-geral da IGAS, a 7 de maio de 2025, foi determinada a abertura de um processo de inspeção na sequência de uma denúncia remetida pela Entidade Reguladora da Saúde à IGAS". O caso aconteceu a 10 de abril deste ano. Foi feito um pedido de socorro ao CODU pelas 06h50 para uma pessoa com dificuldade respiratória e saturações baixas. "Entre o local da ocorrência e o hospital foi uma viagem de 6 minutos" afirma Rui Lázaro, do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Foi decidido optar pelo protocolo de dispneia e aplicar um fármaco durante o percurso com o intuito de melhorar a dificuldade de ar que o doente sentia, algo que não se verificou. O doente viria a falecer pouco tempo depois nas urgências da unidade hospitalar de Portimão. 

Para Rui Lázaro "não há fundamento nenhum para avançar com nada, os dados que vêm na queixa não são possíveis de apurar". Acrescenta que "nem o queixoso está em condições de contrariar o que os técnicos pediram ou registaram, só se estivesse lá a ver e fizesse avaliações em paralelo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8