page view

Lentes de contacto coloridas para melhorar o disfarce de Carnaval? Atenção! Pode ser um risco para a saúde

Uso inadequado de lentes pode resultar em infeções, desgaste na córnea ou até perda de visão.

28 de fevereiro de 2025 às 11:14

Com o Carnaval a bater à porta, as fantasias estão quase prontas e os acessórios, como lentes de contacto coloridas, ganham destaque para melhorar o disfarce. Porém, o que parece ser um truque de estilo pode esconder um grande perigo para a saúde ocular.

Os especialistas alertam para os riscos de comprar lentes pela Internet, principalmente as que são utilizadas como adereços de fantasia. Apesar do preço tentador, estas lentes podem trazer sérios problemas se não forem utilizadas de maneira correta e sob orientação profissional.

Segundo La Voz De Galícia, o Colégio Oficial de Optometristas da Galiza revela que lentes de contacto para fins estéticos exigem adaptação personalizada e cuidados específicos. O uso inadequado pode resultar em danos sérios, como infeções, desgastes na córnea ou até perda de visão.

“Muitos acreditam que qualquer lente serve para qualquer olho, mas não é bem assim. A falta de acompanhamento profissional pode levar a complicações irreversíveis”, explica Esther Amaro, presidente da organização.

Aumento de vendas feitas online 

Além disso, a qualidade e segurança das lentes adquiridas online são muitas vezes questionáveis. O uso inadequado, como a falta de humidade para manter as lentes macias, pode comprometer a saúde ocular. E, ao contrário do que muitos acreditam, as lentes coloridas não são iguais às lentes de correção visual e exigem uma avaliação individualizada de especialistas.

Os profissionais têm vindo a expressar preocupação com o aumento da venda de lentes de contacto online e sugerem que o ideal seria que a compra destes produtos fosse restringida a sites especializados e acompanhada de prescrição médica.

“Mesmo que a visão da pessoa seja perfeita, a adaptação da lente precisa ser feita com base na saúde ocular geral, incluindo a condição das pálpebras, córnea e quantidade de lágrimas”, alerta o presidente da entidade.

A Sociedade Espanhola de Oftalmologia, embora reconheça que o uso de lentes coloridas pode ser limitado no tempo, recomenda cuidados rigorosos. Entre as precauções, está a proibição de molhar as lentes em qualquer tipo de água, uma vez que ela pode conter microrganismos prejudiciais. Além disso, é essencial que as lentes não ultrapassem o limite de seis horas de uso, e que sejam descartadas após o uso para evitar complicações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8