page view

Artigo exclusivo

Existem em Portugal martas portadoras de Covid-19

Na Dinamarca, a espécie é criada em quintas e desenvolveu uma nova estirpe do novo coronavírus que é transmissível ao homem.

17 de novembro de 2020 às 01:30

Em Portugal, é conhecida como visão americano e trata-se de uma espécie invasora. “São originárias da Galiza, precisamente fugidas de criações com fins industriais como as da Dinamarca”, afirma o biólogo. Deste lado da fronteira, adaptaram-se bem ao meio selvagem. Habitam nas margens dos rios, sobretudo no Norte do País, da fronteira com a Galiza até à margem sul do Rio Douro. “Nunca foi feita uma contagem oficial, mas foram localizadas populações nas Lagoas de Bertiandos (Ponte de Lima) e Esposende. Todavia, o contacto com humanos é muito pouco provável, porque vive apenas em meio selvagem”, garante o biólogo.

“Mais facilmente contagiava os predadores, como raposas ou aves de rapina”, afirma o especialista , lembrando, porém, que esta é “uma das razões para se ter muito cuidado na manipulação de animais selvagens”. Neste caso, o “perigo real” advém só do contacto com cidadãos infetados da região da Jutlândia.

Testes revelam contradições

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes explicou ao CM que uma futura vacina contra a Covid-19 atuará pelo bloqueio à proteína ‘spike’. Mas caso esta se altere, a vacina pode não ser tão eficaz. “Os primeiros testes indicavam que os anticorpos de plasma convalescente não neutralizavam esta variante. Mas os segundos revelaram-se contraditórios. Temos de aguardar”, diz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8