page view

Rios de lama e carros submersos: Mau tempo deixa baixa do Porto inundada

Bombeiros receberam 150 pedidos de ajuda em duas horas.

07 de janeiro de 2023 às 12:47
A carregar o vídeo ...

Chuva deixa carros submersos na rua dos Clérigos

O concelho do Porto registou, este sábado, 150 pedidos de ajuda em menos de duas horas, por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade. A estação de metro de São Bento ficou totalmente alagada e esteve encerrada até pouco depois das 16 horas, apesar de a circulação do metro ter sido, entretanto, retomada. 

A carregar o vídeo ...

Imagens impressionantes mostram homem a ser arrastado pela água na Baixa do Porto

A carregar o vídeo ...

Enxurrada arrasta mesas e cadeiras na Baixa do Porto

Segundo testemunhos recolhidos pela CMTV, cerca de 30 minutos de chuva foram suficientes para que a baixa da cidade do Porto ficasse totalmente inundada, com várias lojas e cafés a ficarem alagados.

Imagens partilhadas nas redes sociais e por leitores do Correio da Manhã mostram várias zonas da cidade totalmente inundadas, como o Campo 24 de Agosto ou a rua dos Clérigos.

A carregar o vídeo ...

Chuva intensa deixa estação de metro de São Bento inundada

A circulação de comboios entre São Bento e Campanhã, no Porto, também foi afetada devido ao mau tempo. A ligação esteve interrompida em ambas as vias, desde as 17h00 deste sábado até às 20h40, devido à "instabilidade de um muro junto à linha férrea", anunciou a Infraestruturas de Portugal. Uma equipa de manutenção foi deslocada para o local para resolver a situação. 

A carregar o vídeo ...

Imagens impressionantes mostram estação de metro de São Bento totalmente inundada

"Nós tivemos uma tormenta, tivemos uma grande queda de água num curto espaço de tempo, foi isso que se verificou", declarou aos jornalistas o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, com os pelouros do Ambiente e Transição Climática e também da Inovação e Transição Digital.

O autarca avançou ainda que a única rua interditada ao trânsito a essa hora era a rua Mouzinho da Silveira. "O que não estávamos preparados era para aquilo que aconteceu na Rua Mouzinho da Silveira, que de facto é um fenómeno que nunca a cidade o viu neste espaço", declarou numa conferência de imprensa que decorreu esta tarde junto da estação de São Bento.

Filipe Araújo esclareceu que não houve nenhum rebentamento de condutas e que está a ser feita uma avaliação para perceber porque é que várias zonas da cidade ficaram totalmente inundadas. 

O autarca avançou ainda que através do 112 foram registadas 56 ocorrências e que todas as linhas de metro se encontram abertas e a funcionar.

Mais de 60 ocorrências em Vila Nova de Gaia 

Em Vila Nova de Gaia, a zona da Afurada foi uma das atingidas pelas fortes chuvas. Os Sapadores da região registaram mais de 60 ocorrências entre as 10h30 e as 13h00 motivadas pela chuva forte que caiu no concelho e que encerrou várias estradas.

Sem registo de feridos foi, ainda assim, necessário "retirar uma pessoa de um carro que foi inundado pela água na Avenida professor Orlando Ribeiro", acrescentou à Lusa fonte dos Sapadores.

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8