page view

Vento, chuva, neve e ondas põem todo o continente sob aviso amarelo

Ondas que podem chegar a 12 metros levam alerta Laranja aos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e à Madeira.

01 de março de 2018 às 06:45

Os 18 distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento fortes e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todos os distritos do continente estão esta quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, vento forte de sudoeste com rajadas ate 100 quilómetros por hora nas terras altas, rodando para oeste.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros de altitude.

O IPMA colocou ainda sob aviso laranja os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 21h00 desta quarta-feira, passando depois a aviso amarelo, por causa da agitação marítima e do vento - que pode ter rajadas a atingir os 100 km/h. Também o estado do mar leva a que haja um aviso laranja para toda a costa do arquipélago da Madeira.

Estão previstas ondas de sudoeste com 5 a 6 metros de altura, podendo chegar aos 12 metros.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente muito nublado apresentando períodos com menos nebulosidade a partir da tarde, em especial na região Sul, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, diminuindo de frequência a partir da tarde, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 600 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para vento moderado a forte do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando temporariamente forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas regiões Centro e Sul em especial durante o início a tarde, sendo forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora, nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado partir do fim da tarde.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e subida da temperatura na região do interior Norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 grau (na Guarda) e 13 (em Faro) e as máximas entre 08 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Algumas estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje à tarde encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Segundo a fonte, a circulação rodoviária está proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 600 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada".

Proteção Civil interdita acessos a duas praias na Ericeira, Mafra

A Proteção Civil Municipal de Mafra interditou o acesso às Furnas e às praias do Algodio e do Sul, na Ericeira, devido à forte agitação marítima, refere um comunicado hoje divulgado.

No comunicado, a Proteção Civil desta Câmara do distrito de Lisboa refere que se trata de uma medida de prevenção, tendo em conta as previsões de forte ondulação, com ondas superiores a 10 metros, motivo pelo qual recomenda que os cidadãos não devem aproximar-se da orla costeira.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja entre as 18:00 de quarta-feira e as 21:00 de quinta-feira.

Para estes distritos, o IPMA prevê ondas de sudoeste com 5 a 6 metros, podendo chegar aos 12 metros de altura, em especial no barlavento.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para um agravamento gradual das condições do estado do mar até sexta-feira, com ondas que podem chegar aos nove metros de altura.

A instabilidade marítima será acompanhada de "muita chuva" e de "vento muito forte", com rajadas que poderão ultrapassar os 40 nós.

A AMN recomenda a quem se encontra no mar a regressar ao porto de abrigo mais próximo e a adotar medidas de precaução, tais como "reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".

A Autoridade Marítima dirige um especial aviso aos pescadores lúdicos de pesca à cana, aconselhando que devem evitar "pescar junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que o mar nestas situações extremas alcança muitas vezes zonas aparentemente seguras".

Vento forte provoca encerramento de escola em Almodôvar

O vento forte provocou hoje o encerramento da Escola Básica e Secundária de Almodôvar, no distrito de Beja, devido a quedas de árvores e levantamento de telhas do edifício, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja adiantou que o alerta para esta ocorrência foi dado às 14h01, tendo a escola encerrado por "motivo de segurança", após a queda de árvores no recinto e o levantamento de telhas do edifício, não se registando feridos.

Segundo a mesma fonte, "a escola vai funcionar na sexta-feira".

De acordo com o CDOS, o município tomou conta da ocorrência, tendo sido mobilizados para o local elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e equipa de Sapadores Florestais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8