page view

Médica admite ter sido contactada pela ex-secretária de Lacerda Sales a solicitar consulta para as gémeas luso-brasileiras

Ana Isabel Gouveia Lopes encaminhou o pedido para o diretor clínico Luís Pinheiro.

03 de dezembro de 2024 às 18:01

Ana Isabel Gouveia Lopes admitiu esta segunda-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito que foi contactada por Carla Silva, na altura secretária do Secretário de Estado, António Lacerda Sales, para solicitar uma avaliação para as duas crianças luso-brasileiras, em 2019.

A médica disse que foi contactada por telefone e por email, mas até então, nunca tinha sido contactada por Carla Silva, o que considerou uma "solicitação atípica".

"O início do meu envolvimento neste processo foi na sequência de um contacto com a secretária pessoal [Carla Silva] do secretário de Estado [Adjunto e da Saúde], que me contactou primeiro por telefone e depois por email, solicitando uma consulta de neuropediatria e de uma avaliação clínica para duas crianças", disse Ana Isabel Lopes, após ser interpelada pelo deputado do Livre Paulo Muacho.

À comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas, a diretora clínica referiu que "a informação veiculada por Carla Silva foi que o fazia em nome do secretário de Estado" António Lacerda Sales, não tendo dúvidas da solicitação do ex-membro do Governo PS: "absolutamente, foi essa a minha interpretação".

Perante a solicitação, a diretora de Pediatria do Santa Maria, ainda que tenha "ficado surpresa e apreensiva", encaminhou a informação para o diretor clínico Luís Pinheiro. O diretor deu uma "resposta positiva à solicitação" confirmando a "marcação da consulta".

Ainda que o primeiro passo tenha sido "atípico", não há "lista de espera" nestes casos devido à patologia delicada, por isso, não houve cumprimento da portaria para a marcação da consulta. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8