page view

Artigo exclusivo

Médicos já estão a escolher doentes Covid-19 pela idade

Hospitais do Norte recusaram transferência de idoso, infetado e em estado crítico, mesmo tendo vaga.

15 de novembro de 2020 às 01:30

1 / 2

Coronavírus xxx
Coronavírus xxx Nuno André Ferreira
Coronavírus xxx
Logo Premium CM

“Há vários hospitais, sobretudo na região Norte do País, que estão sob pressão e as equipas das UCI são obrigadas a tomar decisões porque não há vaga para todos. Posso destacar, desde já, o Hospital de Penafiel”, começa por denunciar, ao CM, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. De acordo com a representante destes profissionais, há uma semana um doente Covid-19, em situação muito crítica, ventilado, esteve 14 horas no Hospital de Penafiel à espera para ser transferido para outro hospital.

“Vários hospitais recusaram a transferência. Importa é saber a razão, porque, de acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte, havia lugar em UCI de outros hospitais no Norte. Se havia, qual a razão para não aceitarem o doente? Sem acusar, destaco apenas que este senhor, em estado crítico, por acaso era idoso e tinha várias comorbilidades. Foi parar à UCI de Viseu, a vários quilómetros. Acabou por morrer”, acrescenta Ana Rita Cavaco.

Ao CM têm chegado, nos últimos dias, denúncias de recusa de vaga em UCI pela idade avançada do paciente. Em causa estão os hospitais Amadora-Sintra, Santa Maria (Lisboa) e Beatriz Ângelo (Loures). A defesa das unidades hospitalares é praticamente igual. Todas recusam a ideia de haver “uma idade limite” para dar entrada nos Intensivos. Confirmam, no entanto, que a idade média dos internados (60-70 anos) é mais baixa comparativamente à registada na primeira vaga (70-80 anos). Revelam, também, que o número de doenças, além da Covid-19, é tido em conta.

“O doente é visto como um todo, mas quanto mais velho for e mais doenças tiver, menos hipóteses. Infelizmente, não há lugar para todos. E é bom que as pessoas percebam isto e que há muita responsabilidade na decisão entre a vida e a morte. Não é confortável para os profissionais”, desabafa a bastonária.

4500 internados dentro de cinco dias

Deverão estar internados 4500 doentes com Covid-19, até dia 20, dos quais entre 414 e 605 em Unidades de Cuidados Intensivos, alerta a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

PORMENORES

Ordem contra critério

O parecer da Ordem dos Médicos (OM) sobre “quem escolher” para UCI diz que “doentes onde o benefício é mínimo, por doença terminal, não devem fazer terapia intensiva”. Lê-se ainda que a idade “nunca pode ser usada como critério”.

Decisão fundamentada

A OM apela ainda que “as decisões de limitação de acesso” sejam “fundamentadas” e comunicadas ao próprio doente e familiares. Aos doentes tem de ser dada “a possibilidade de despedida” dos familiares.

EU TIVE COVID

Mário Artur Lopes, presidente da CM de Murça

-Que sintomas teve?

-Tive vários dos sintomas relacionados com a Covid-19.

-Quanto tempo os sentiu?

-Mais fortemente entre três e quatro dias.

-Tomou algum medicamento?

-Tomei o que me foi aconselhado pelas Autoridades de Saúde, concretamente antipirético e analgésico.

-Quantos testes realizou?

-Realizei três testes. O de diagnóstico que deu positivo, e um segundo 12 dias depois: apesar de não ser obrigatório realizei-o para deixar de estar confinado com responsabilidade, que deu inconclusivo. Finalmente, um último, ao 17º dia, e testei negativo.

-Psicologicamente, como se sentiu?

-O isolamento prolongado não é fácil, mas ultrapassa-se. No geral estive bem, sempre em trabalho à distância com o restante executivo, com colaboradores do município e com as diversas entidades locais e externas. Com organização e método de trabalho foi possível diariamente assegurar o funcionamento dos serviços e a resposta aos cidadãos.

-Que mensagem deixa a quem está a passar pelo mesmo?

-A mensagem é naturalmente de esperança. Com resiliência e com grande responsabilidade individual e cívica, no uso de máscara, no respeito pelo distanciamento e desinfeção permanente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8