page view

Metro de Lisboa investe 7,5 milhões de euros na susbstituição de máquinas de bilhetes

Ao todo serão adquiridas 166 máquinas de venda automáticas de títulos nos próximos dois anos

30 de outubro de 2025 às 12:05

O Governo autorizou o Metropolitano de Lisboa a assumir os encargos plurianuais do contrato para aquisição de 166 máquinas de venda automáticas de títulos (MAVT) para substituir as atuais em toda a rede.

Em portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República (DR), o Governo refere que a autorização surge do facto de o Metropolitano de Lisboa pretender lançar um procedimento para contratualizar a aquisição das MAVT, com um preço base de 7,55 milhões de euros.

Segundo a portaria, o procedimento relativo à aquisição das 166 máquinas tem "execução plurianual, abrangendo os anos de 2025 a 2027, com um prazo de vigência de 24 meses, a contar da data de assinatura do contrato".

Os encargos orçamentais estão repartidos por 2025 com 1,51 milhões de euros, 2026 (3,5 milhões) e 2027 (2,54 milhões).

O diploma dá ainda conta de que o montante fixado para cada um dos anos económicos poderá "ser acrescido do saldo apurado no ano anterior", e, ainda, que os encargos financeiros resultantes da execução da portaria "serão satisfeitos por verbas adequadas, inscritas ou a inscrever no orçamento do Metropolitano de Lisboa".

A portaria foi assinada pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, e pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8