page view

“O meu povo é pobre e eu sou um deles”: Papa Francisco tinha um modo de vida simples e humilde

Foi ordenado padre em 1969 e eleito Papa em 2013. Removeu parte do pulmão direito aos 21 anos.

22 de abril de 2025 às 01:30

“Caros irmãos e irmãs, boa Páscoa.” Foram as últimas palavras em público do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Domingo de Páscoa. O calvário do bispo de Roma começou a 12 de fevereiro, quando confessou aos fiéis, na audiência semanal, que sentia dificuldades em respirar. Dois dias depois foi internado no Hospital Agostino Gemelli, onde lhe foi diagnosticada uma pneumonia. Regressou a casa a 24 de março, visivelmente debilitado, para continuar a recuperação, que se previa difícil e demorada. Morreu esta segunda-feira de manhã, aos 88 anos.

Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa do continente americano e 266.º pontífice da história da Igreja Católica, nasceu na capital da Argentina, Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936.

“O meu povo é pobre e eu sou um deles”, referiu várias vezes, para explicar o seu modo de vida, simples e humilde. Filho de imigrantes italianos – o pai trabalhava como contabilista nos caminhos de ferro, a mãe ocupava-se da lida da casa e da educação dos filhos – Bergoglio era o mais velho dos cinco irmãos. Amante do tango e simpatizante do San Lorenzo, equipa de futebol fundada por um padre, trabalhou como técnico químico antes de escolher o caminho do sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus.

Licenciado em Filosofia e Teologia, foi ordenado padre a 13 de dezembro de 1969, bispo a 27 de junho de 1992 e criado cardeal a 21 de fevereiro de 2001. Foi eleito Papa a 13 de março de 2013, após renúncia de Bento XVI. Tinha 76 anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8