page view

Odemira reforça vigilância nas praias e zonas ribeirinhas fora da época balnear

Câmara de Odemira fala num "aumento da procura" e quer, por isso, reforçar a segurança.

10 de dezembro de 2025 às 14:40

A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, começou este ano a garantir a vigilância das praias e zonas ribeirinhas do concelho também fora da época balnear para reforçar a segurança, face ao "aumento da procura".

Em comunicado, o município revelou que o projeto "Praias Seguras Todo o Ano", que integra a Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira - Guardião, pretende reforçar a segurança fora do período da época balnear, entre junho e setembro, com "o patrulhamento diário das praias e zonas ribeirinhas".

Contactada esta quarta-feira pela agência Lusa, fonte da câmara municipal precisou que este reforço da vigilância das praias e zonas ribeirinhas arrancou em outubro, logo após o encerramento da época balnear neste concelho, que terminou em 30 de setembro.

O projeto, que decorre durante todo o período fora da época balnear, pretende responder "ao crescente aumento da procura de praias" nos vários meses, indicou.

A vigilância, a cargo de uma equipa de nadadores-salvadores da Guardião, é coordenada com as entidades locais e regionais, incluindo a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e os clubes fluviais e desportivos do concelho, assegurando uma resposta rápida em emergências, explicou.

De acordo com a autarquia, além de reforçar "o compromisso com a segurança de residentes e visitantes", este projeto aposta "numa estratégia coordenada e preventiva" nas praias deste concelho do litoral alentejano.

E quer contribuir "para reduzir o risco de acidentes" e "consolidar Odemira como destino turístico seguro, acessível e preparado para a crescente procura das praias ao longo de todo o ano", assegurou.

No âmbito deste projeto, indicou a câmara, a associação de nadadores-salvadores fica ainda responsável por promover ações de sensibilização dirigidas à comunidade, incluindo escolas, associações e instituições locais, para reforçar as boas práticas de segurança nas atividades aquáticas.

"O projeto prevê igualmente a vigilância em eventos desportivos e outras atividades aquáticas realizadas fora da época balnear", acrescentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8