page view

Portugal quer atrair mais turistas gay

Turismo de Portugal apoia campanha promocional lançada pela Associação Variações.

11 de janeiro de 2020 às 09:44

A campanha ‘Proudly Portugal’ foi esta sexta-feira oficialmente lançada em Lisboa, com o objetivo de atrair a Portugal mais visitantes da comunidade LGBTI. Promovida pela Variações - Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, a campanha é apoiada financeiramente pelo Turismo de Portugal e pelo Governo, através da Secretaria de Estado do Turismo. Os vídeos e fotos promocionais estão já disponíveis na internet e vão ser publicitados em órgãos de comunicação social nacionais e internacionais.

"A ideia é promover Portugal não só como destino turístico, mas também como sítio onde se possa viver e investir", afirmou ao CM Carlos Ruivo, presidente da Variações, revelando que "esta campanha vai custar 100 mil euros, incluindo a criação e a divulgação".

O Governo faz questão de dar o seu apoio. "O Governo apoia o turismo sustentável a crescer em todo o território, todo o ano e com uma oferta elástica para ter Portugal disponível para vários públicos, inclusive a comunidade LGBTI, que está a crescer e tem um poder de compra elevado", afirmou esta sexta-feira a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, sem precisar qual o valor da comparticipação do Executivo.

As imagens da campanha mostram casais homossexuais em locais icónicos como a Praça do Comércio, em Lisboa, ou outros menos conhecidos, como o mercado de Loulé. Carlos Ruivo nota que, em Portugal, as mentalidades já "avançaram muito", mas "o caminho ainda é longo". "Se estamos à vontade em Lisboa e no Porto, noutras zonas do Interior do País é mais complicado para as pessoas LGBTI", afirmou o dirigente, lembrando que, "em 27 países, as pessoas ainda são condenadas à morte devido à sua homossexualidade".

Governo estima crescimento do número de visitantes para 27 milhões em 2019

Mercado LGBTI representa seis por cento do total

Mercado LGBTI representa seis por cento do total

Estima-se que o número de turistas da comunidade LGBTI a visitar Portugal represente 6 por cento do total de visitantes. É pelo menos esta a ordem de grandeza estimada, em relação ao total da população. "No contexto mundial, a comunidade LGBTI pode significar entre cinco a seis por cento do total da população, é esta a ordem de grandeza habitualmente referida", explicou ao CM a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, frisando que o Governo vai continuar a dar apoio.

SAIBA MAIS

4300

casais homossexuais casaram em Portugal até ao final do ano passado, uma década depois da lei que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No mesmo período foram registados 561 divórcios, segundo dados do Ministério da Justiça.

O que significa LGBTI

LGBTI é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros (identidade oposta ao do sexo aquando do nascimento) e Intersexos (desenvolve, naturalmente, os dois sexos).

Crime em mais de 70 países

Ser homossexual é crime punido por lei em mais de 70 países. Em alguns, com pena de morte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8