page view

Professor diz que obrigar crianças a beijar avós “é violência”

Daniel Cardoso defende que é errado obrigar criança a demonstrar afeto.

18 de outubro de 2018 às 01:33

Obrigar as criança a beijar os avós é, para o professor universitário Daniel Cardoso, "uma violência". A afirmação do docente da Universidade Lusófona foi alvo de várias críticas nas redes sociais e rapidamente se tornou viral.

"Quando a avozinha ou o avozinho vai lá a casa e a criança é obrigada a dar o beijinho à avozinha ou ao avozinho. Estamos a educar para a violência sobre o corpo do outro ou da outra, desde crianças", disse Daniel Cardoso, no programa ‘Prós & Contras’, emitido na RTP, na segunda-feira.

Para o investigador, a ordem dos pais tem consequências para o futuro: " É uma pequena pedagogia que cresce e depois vemos os estudos em que 49 por cento dos jovens adolescentes acham aceitável que o namorado ou a namorada lhes controle os telemóveis".

Noticiadas as afirmações do investigador, o Correio da Manhã procurou obter uma posição de Daniel Cardoso, que recusou comentar o caso.

Doutorado em Ciências da Comunicação, Daniel Cardoso tornou-se conhecido pelas posições assumidas em defesa do poliamor, tratando-se de uma corrente que defende que as relações amorosas não têm de ser exclusivas. Podem amar várias pessoas em simultâneo e manter compromissos (românticos e sexuais) com mais do que um parceiro, quer se trate de uma relação homossexual ou heterossexual. As relações são estabelecidas desde que todos os envolvidos tenham conhecimento do número de parceiros de cada um.

Ficou conhecido por dar a cara pelo poliamor

O professor universitário Daniel Cardoso assumiu, em 2014, manter relações amorosas em simultâneo com quatro companheiras, "uma das quais há mais de dez anos", prática conhecida por poliamor.

O investigador referiu que uma relação desde tipo não é bem aceite pela sociedade. "Somos olhados de lado, as minhas companheiras ouvem comentários infelizes por parte de familiares", afirmou. É também fotógrafo amador, trabalhando muito o tema do sadomasoquismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8