Escolha o Correio da Manhã como "Fonte Preferida"
Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.
Declaração surge na sequência do alerta deixado pela Comissão Europeia sobre "o crescente impacto" do discurso do ódio em crianças e jovens.
A associação nacional de diretores de escolas públicas defendeu esta sexta-feira que os professores devem ter mais formação para combater o aumento do número crianças difusoras de discursos de ódio e outras organizações responsabilizaram familiares, partidos e influencers pelo fenómeno.
"É evidente que era necessário haver formação nas escolas para, nos diversos momentos, por exemplo na disciplina de cidadania e desenvolvimento, esta temática ser abordada", disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.
O responsável falava a propósito do alerta deixado pela Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância sobre "o crescente impacto" do discurso do ódio em crianças e jovens, sobretudo 'online' e nas escolas, e para os "níveis alarmantes" de discursos discriminatórios na Europa, no seu relatório anual de atividades de 2025, divulgado na quinta-feira.
Segundo o relatório, o discurso de ódio predominante nos países europeus é o xenófobo, existindo outras tipologias que levam a comportamentos discriminatórios, como a religião, cidadania, orientação sexual e identidade de género.
As crianças e os jovens podem ser potenciais vítimas e também difusoras do discurso de ódio, segundo a comissão.
Em Portugal, o presidente da ANDAEP confirmou que há cada vez mais crianças que são difusoras dessas mensagens de ódio, "porque é aquilo que muitas vezes se vê na sociedade" e que também são vítimas desse discurso, admitindo que não está surpreendido com as conclusões do relatório.
Filinto Lima disse que é difícil combater o fenómeno e indicou que as escolas "tentam fazer o possível e às vezes até o impossível para minimizar os discursos de ódio".
"Nós tentamos remar contra a maré. Temos dificuldade. Por isso é que muitas vezes entidades externas são chamadas às escolas para falar sobre essa temática", disse o responsável, dando o exemplo do programa Escola Segura da Polícia de Segurança Pública (PSP), que pretende prevenir comportamentos de risco e reduzir comportamentos potenciadores de insegurança em ambiente escolar.
O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, admitiu também à Lusa um aumento do discurso de ódio entre as crianças e os jovens, referindo que o comportamento dos alunos é um reflexo do que ouvem nas suas casas.
"O discurso que os miúdos têm na escola, mesmo político, é um discurso que vem de casa quase sempre. É uma opinião que é veiculada pelas famílias e que os alunos trazem para a escola", disse à Lusa Manuel Pereira.
O presidente da ANDE responsabilizou também os partidos políticos, nomeadamente de extrema-direita, pelo discurso de ódio replicado pelas crianças, "que a comunicação social, de alguma forma, também transmite".
A presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Mariana Carvalho, também concorda que há um aumento de crianças difusoras de discursos de ódio, indicando que existem ideologias e criadores de conteúdo, muitas vezes ?online?, que influenciam os menores para um tom de intolerância.
A presidente da Confap disse à Lusa que é preciso criar estratégias para perceber que notícias são verdadeiras e falsas e quais são os valores que se desejam para a sociedade.
"Temos que aumentar essas competências e esses valores nas nossas crianças e jovens", declarou.
Para Mariana Carvalho é preciso criar equipas multidisciplinares nas escolas "para prevenir todas estas situações de intolerância e de discursos de ódio".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.