Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Rajadas de 83km/h nos Açores

Está nos Açores? Envie-nos o seu relato para portal@cmjornal.pt
2 de Setembro de 2016 às 13:23
Imagem de satélite do furacão Gaston que se tornou uma tempestade tropical
Imagem de satélite do furacão Gaston que se tornou uma tempestade tropical FOTO: Reuters

A intensidade máxima de rajada de vento registada até ao momento foi 83 quilómetros por hora, na ilha das Flores, Açores, devido à passagem da tempestade tropical Gaston, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Estamos a verificar já o aumento da velocidade do vento nas Flores e no Corvo. E brevemente poderemos observar rajadas de vento na ordem dos 100 quilómetros por hora ou mais até", disse o delegado nos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, em declarações à agência Lusa.

Segundo o responsável, a tempestade tropical Gaston, que vai atingir sobretudo as ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) "já se está a fazer sentir" e a aproximar-se "há algumas horas".

Diamantino Henriques disse que os sinais mais evidentes da aproximação da tempestade são o "aumento da velocidade do vento" e "diminuição acentuada da pressão atmosférica".

O meteorologista disse ainda que, no grupo central, os efeitos deverão ser sentidos a partir de "cerca das 00:00" (mais uma hora em Lisboa, "quando será atingido o máximo da influência da tempestade".

Além disso, acrescentou, as previsões indicam ainda que "cerca das 18:00 será atingido o máximo da intensidade nas Flores".

A partir de sábado a tempestade tropical deverá diminuir e passar a tempestade pós-tropical de "intensidade inferior".

População aguarda "tranquila" pelo 'Gaston'
As populações das ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores, aguardam "tranquilas" pela chegada da tempestade tropical 'Gaston', uma vez que estão "habituadas a tempo adverso", asseguraram hoje à Lusa três presidentes de Câmara.


"As pessoas estão calmas. Já estão mais ou menos habituadas a tempo adverso. Não há pânico", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Luís Maciel, acrescentando que os serviços autárquicos vão estar ao serviço e de prontidão para "o que for preciso". Luís Maciel adiantou, ainda, que no concelho das Lajes das Flores foi já decidido encerrar a creche da Casa do Povo durante o dia de hoje, "por precaução".

Já no concelho vizinho, Santa Cruz das Flores, o presidente da Câmara referiu que a população também está "calma e expectante", sendo que o 'Gaston' é o tema que domina hoje todas as conversas.

Todos os meios preparados
A Proteção Civil nos Açores assegurou hoje que o dispositivo "está preparado" para a tempestade tropical Gaston, que deve atingir o arquipélago a partir do meio-dia de hoje. "Todo o dispositivo está preparado e informado.

Todas as entidades governamentais, nomeadamente as Obras Públicas, o Ambiente, as Florestas e os Transportes e todos os presidentes de Câmaras Municipais e respetivos serviços municipais de proteção civil foram informados das medidas, assim como os corpos de bombeiros dos grupos afetados", declarou o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, em declarações aos jornalistas.

SATA cancela dois dos cinco voos programados para a ilha das Flores
A companhia aérea SATA Air Açores, que voa entre as nove ilhas do arquipélago, cancelou hoje dois dos cinco voos previstos para a ilha das Flores, afetando cerca de 200 passageiros, devido à tempestade tropical 'Gaston'.


Contactado pela agência Lusa o porta-voz da transportadora, António Portugal, adiantou que dos cinco voos programados para hoje para a ilha das Flores, no grupo Ocidental, foi possível realizar três e apenas dois tiveram de ser cancelados "devido ao vento forte".

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem pelos Açores da tempestade tropical 'Gaston' vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)