page view

Redução de sal no pão envolve 1,5 milhões de pessoas

Projeto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

21 de março de 2016 às 16:25

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou esta segunda-feira que o projeto para reduzir o sal no pão abrange atualmente 1,5 milhões de pessoas.

Por outro lado, 80% dos 336 consumidores auscultados no âmbito de um inquérito em padarias que integram o "pão.come" consideram este projeto "de muito interesse para a sua saúde", afirma em comunicado o gabinete de relações públicas e comunicação da ARS do Centro.

No estudo de opinião, realizado em 2015 pela equipa coordenadora do programa "minorsal.saúde", que inclui o projeto "pão.come", foi possível concluir que "a maioria das pessoas inquiridas (58%) não notou a diferença" da redução do sal no pão.

Desenvolvido desde 2007 pelo Departamento de Saúde Pública (DST) da ARS do Centro, o "pão.come" está integrado no programa estratégico de redução do cloreto de sódio na alimentação, o "minorsal.saúde", e tem vindo a utilizar "uma metodologia gradativa de diminuição do teor do sal na confeção do pão", propondo como objetivo final 0,8 gramas deste ingrediente por 100 gramas de pão.

O "pão.come" começou há oito anos, com 322 padarias aderentes em 26 concelhos do Centro, e já abrange 950 padarias em 73 concelhos.

"Até ao momento, já contabiliza 7.429 análises realizadas, contando, para esse efeito, com a rede instalada de serviços de saúde pública, assim como laboratórios de saúde pública da região", segundo aquela nota. O projeto deverá terminar em 2020 e "envolve uma vasta equipa" de médicos e enfermeiros de saúde pública, técnicos de saúde ambiental, nutricionistas, engenheiros sanitaristas, técnicos de laboratório e padeiros.

Distinguido com um prémio na categoria "promoção da saúde", em 2009, e com uma menção honrosa dos Nutrition Awards, em 2010, o projeto integra a Estratégia Nacional para a Redução do Consumo de Sal na Alimentação, da Direção-Geral de Saúde, e "contribui de uma forma inequívoca para a melhoria da saúde da população".

Os parceiros do "pão.come" são a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares e a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8