page view

Se os humanos desaparecerem que animal poderá dominar a Terra?

Especialistas defendem que só uma espécie com destreza teria capacidade para colonizar o planeta como o Homem.

15 de novembro de 2024 às 17:12

O fim da humanidade é um tema há muito abordado, seja provocado pelas guerras e conflitos mundiais seja pelas alterações climáticas. Se isso realmente acontecer, há uma espécie animal que, segundo os cientistas, tem grande probabilidade de passar a dominar a Terra.

Talvez nunca tenha pensado sobre isto, mas os especialistas apontam os polvos, invertebrados marinhos, como a espécie que possui  “atributos físicos e mentais necessários” para comandar o planeta.

Segundo o professor Tim Coulson, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, citado pelo Daily Mail, o polvo apresenta competências como a "destreza, curiosidade, capacidade de comunicação e inteligência suprema”. A verdade é que, apesar de ser uma espécie marinha, o polvo consegue estar 30 minutos fora de água, o que lhe permite desenvolver novos métodos de caça.

O investigador explica que os primatas, animais apontados como os possíveis sucessores dos seres humanos, também acabariam por ser extintos após serem confrontados com desafios semelhantes aos enfrentados pelo Homem. 

“Os polvos são das criaturas mais inteligentes, adaptáveis e engenhosas da Terra. A sua capacidade de resolver problemas complexos, manipular objetos e até de se camuflarem com uma precisão impressionante sugere que, dadas as condições ambientais adequadas, poderiam evoluir para uma espécie construtora de civilizações após a extinção dos seres humanos. A sua estrutura neural avançada, sistema nervoso descentralizado e a notável capacidade de resolução de problemas tornam os polvos especialmente adaptados a um mundo imprevisível", explicou Tim Coulson.

O docente acrescentou que a capacidade do polvo em se adaptar à mudança e a condições difíceis poderá levar a que o invertebrado marinho se torne a "próxima espécie inteligente do planeta depois dos humanos”, garantindo que o animal é uma espécie evolutiva e, por isso mesmo,  a teoria não passa de uma possibilidade.

Os especialistas defendem que só uma espécie com destreza teria capacidade para colonizar o planeta Terra como os humanos. Assim sendo, descartam a possibilidade de ascensão das aves e insetos.

"Os polvos já conseguem distinguir entre objetos reais e virtuais, resolver puzzles, manipular o ambiente que os rodeia, utilizar ferramentas complexas utilizando os tentáculos semelhantes a polegares e viver numa gama diversificada de ambientes, desde trincheiras de alto mar a águas costeiras", realçou Tim Coulson.

Os invertebrados marinhos têm uma esperança de vida de 1 ano e meio a cinco anos, mas atingem a maturidade física e intelectual rapidamente. Segundo o investigador, é pouco provável que evoluam para animais terrestres, contudo é possível que construam cidades subaquáticas e vilas semelhantes às que reconhecemos no planeta Terra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8