page view

Sistema automático de aterragem em aeronaves e sem qualquer intervenção humana usado pela primeira vez

Aeronave desceu dos céus após alerta e aterrou no aeroporto mais próximo. Voava de Aspen para Denver, no Colorado, EUA.

27 de dezembro de 2025 às 01:30

Histórico! Pela primeira vez um avião fez uma aterragem de emergência sem qualquer intervenção do piloto.” A afirmação é de um dos mais experientes pilotos portugueses – o ex-comandante da TAP José Correia Guedes – e revela a inédita intervenção do sistema Autoland da Garmin numa situação de emergência.

O Beechcraft 200 Super King Air voava de Aspen para Denver, no Colorado, EUA, no dia 20, quando sofreu uma despressurização abrupta. Os dois pilotos estavam ainda a colocar as máscaras de oxigénio quando o sistema Autoland “foi acionado automaticamente, exatamente como projetado, uma vez que a altitude excedia os parâmetros de segurança”, explicou a empresa Buffalo River Aviation, proprietária da aeronave. Sem qualquer intervenção humana, o sistema escolheu o aeroporto mais próximo e enviou uma mensagem automática para o controlo aéreo que dizia: “Piloto incapacitado, N479BR (matrícula do aparelho) estima aterrar em 19 minutos na pista 30”.

Segundo a empresa proprietária, o avião seguia sem passageiros e os pilotos estavam bem, mas decidiram ficar em silêncio a observar o novo sistema em funcionamento: configurou o trem de aterragem e os ‘flaps’ do Beechcraft 200 SuperKing Air e iniciou a descida suavemente até tocar na pista, também com suavidade. A seguir travou e desligou os motores. O incidente está ser investigado pela Autoridade Americana de Aviação (FAA).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8