Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Sobe para nove o número de infetados por coronavírus em Portugal

Dois homens estão internados no Porto e outro em Lisboa.
Lusa e Correio da Manhã 5 de Março de 2020 às 08:36
Coronavírus em Portugal
Coronavírus em Portugal FOTO: Getty Images
Portugal tem mais três casos confirmados do novo coronavírus, elevando para nove o número de casos confirmados.

Estes três novos casos confirmados são de dois homens que estão internados no Porto e outro em Lisboa.

De acordo com um comunicado oficial da DGS, os pacientes do Porto tratam-se de dois homens de 49 e 50 anos, que estão no Centro Hospitalar Universitário de São João com uma "situação clínica está estável".

O comunicado dá ainda conta de que o homem de 50 anos veio de Itália e o de 49 tem ligação a um outro caso já confirmado.

O terceiro caso confirmado esta quinta-feira trata-se, de acordo com a DGS, "um homem de 42 anos, contacto de caso confirmado". Está internado no Hospital Curry Cabral com "situação clínica estável". 

No total, Portugal tem nove casos confirmados de Covid-19. Os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

No boletim divulgado ao final do dia de quarta-feira sobre a situação epidemiológica em Portugal, a DGS informava que estavam registados 117 casos suspeitos.

O Covid-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial de Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

A Itália, o país mais afetado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Portugal coronavírus vírus da china infetados
Ver comentários