Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Sopra 109 velas junto da família

Viúvo há 22 anos, tem dois filhos, seis netos e oito bisnetos. Ainda dá passeios e bebe café.
Helena Silva 24 de Dezembro de 2014 às 15:07
Manuel dos Santos será o homem mais velho do País
Manuel dos Santos será o homem mais velho do País FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Há cada vez mais portugueses com mais de 100 anos de idade. As estimativas apontam para mais de três mil casos de vida como o de Manuel dos Santos, residente em Tomar, que ontem celebrou 109 anos, junto da família. O segredo da sua longevidade poderá ser a forma descontraída como encarou a passagem dos dias.

"Nunca se preocupou muito com nada, vivia um dia de cada vez e com calma", contou a filha, Maria da Conceição, de 66 anos. Viúvo há 22 anos, o idoso tem dois filhos, seis netos e oito bisnetos. Agricultor toda a sua vida, até há três anos, ainda cuidava da horta. Hoje, já com algumas dificuldades de locomoção, tem um ritual diário mais tranquilo: deita-se cedo, gosta de ver programas de entretenimento na televisão, dá pequenos passeios a pé e até bebe, sempre que pode, uma chávena de café. Não sofre de qualquer doença, nem toma um único comprimido. Sempre gostou de festas, bailaricos e música popular. Nos tempos áureos, chegou a tocar concertina.

Em Tomar, concelho onde residiu toda a vida, viveu também Maria de Jesus, que chegou a ser a idosa mais velha do Mundo. Morreu em 2009, com 115 anos.

aniversário idoso mais velho
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)