page view

Temporal provoca danos em mais de 120 monumentos

Na semana passada, ainda com 50 monumentos afetados, ministra já falava em obras de 20 milhões de euros.

14 de fevereiro de 2026 às 01:30

O Convento de Cristo (Património da Humanidade da UNESCO), em Tomar, a Casa Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel (Marinha Grande), a Capela de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, a igreja matriz de Cernache do Bonjardim, na Sertã e o Arquivo Distrital de Leiria são alguns dos museus, monumentos ou arquivos que sofreram danos graves devido ao mau tempo que tem fustigado o país de norte a sul. Neste momento são mais de 120 os edifícios históricos que sofreram estragos causados pelas tempestades nas duas últimas semanas. A estes há a somar os 21 equipamentos culturais (salas de espetáculos) que também foram afetados. 

Na lista de património classificado, Leiria apresenta o maior número de edifícios com "danos moderados", incluindo o Castelo, a Igreja e Convento de São Francisco, a Sé, o santuário do Senhor Jesus dos Milagres, a Capela de S. João Batista de Monte Real e o Abrigo do Lagar Velho, entre outros. 

Na Rede Portuguesa de Museus (RPM), com "danos moderados", encontram-se o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, o núcleo museológico Central do Caldeirão do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Museu da Villa Romana do Rabaçal, em Penela.

Ainda da RPM encontram-se encerrados ao público o Museu Municipal de Ourém, a Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, em Santarém, o museu da imagem em movimento, em Leiria, e o núcleo museológico do Museu Carlos Reis, em Torres Novas. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra encontra-se "encerrado parcialmente".

Na terça-feira da semana passada, para um primeiro balanço de 50 monumentos danificados pela tempestade Kristin, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes - durante uma visita a zonas afetadas da Região Centro - admitia a necessidade de investimento de 20 milhões de euros, em obras de recuperação,

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8