Autoridades anunciaram as restrições que serão implementadas para entrar em 2026 em segurança.
As festas de Passagem de Ano regressam ao Terreiro do Paço, em Lisboa, e à Avenida dos Aliados, no Porto. Mas para entrar em 2026 com o pé direito e em segurança, as autoridades já anunciaram as restrições que serão implementadas nas ruas entre 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Ano Novo junto ao Tejo. Tudo o que precisa de saber para festejar em Lisboa
A festa da Passagem de Ano em Lisboa contará com um dispositivo de segurança da PSP "muito robusto". As medidas de segurança incluem "condicionamentos da circulação rodoviária em diversas artérias das freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia, bem como a criação de pontos de controlo de acesso das pessoas à Praça de Comércio", informou a autoridade em comunicado.
A PSP recorda que o evento é recomendado para maiores de 6 anos de idade e a entrada a menores de 3 anos encontra-se interdita.
Entre as 16h00 de dia 31 de dezembro e as 5h00 de dia 1 de janeiro, todos os acessos de veículos à Praça do Comércio estão interditados. A circulação nas artérias adjacentes estará limitada da seguinte forma:
· Avenida 24 de Julho - Encerramento a partir do entroncamento com a Av. Infante Santo e encerramento total à circulação de viaturas (exceto Carris), no troço entre a Praça Dom Luís I e a Praça do Duque de Terceira;
· Praça Dom Luís I - O trânsito proveniente da Rua Dom Luís I e da Rua da Moeda, será encaminhado para a Avenida 24 de Julho;
· Rua de São Paulo c/ Rua da Moeda - O trânsito não poderá seguir em direção da Praça de São Paulo;
· Rua de São Paulo c/ Praça de São Paulo - O trânsito será encaminhado em direção à Rua da Boavista;
· Rua das Flores c/ Rua do Ataíde - O trânsito ficará impedido de aceder à Rua de São Paulo;
· Praça Luís de Camões - O trânsito será impedido de descer a Rua do Alecrim, bem como de aceder ao Largo do Chiado;
· Largo do Chiado - O trânsito será impedido de descer a Rua António Maria Cardoso;
· Cais do Sodré / Praça Duque de Terceira - O trânsito será impedido de seguir em direção à Avenida da Ribeira das Naus, à Rua Bernardino Costa e ao Cais do Sodré;
· Rua da Cintura do Porto de Lisboa (zona de inversão em frente à Estação Fluvial do Cais do Sodré) - O trânsito será impedido de seguir em direção ao Cais do Sodré.
· Rua Áurea c/ Rua da Assunção - As viaturas provenientes da Rua da Assunção, serão desviadas para a Praça Dom Pedro IV, com acompanhamento policial, uma vez que o trânsito está interdito na Rua Áurea
· Praça Dom Pedro IV - O trânsito ficará impedido de aceder à Rua Áurea
· Praça dos Restauradores (Sul) - O trânsito será impedido de seguir em direção à Praça Dom Pedro IV
· Praça da Figueira - O trânsito será impedido de seguir pela Rua dos Fanqueiros
· Avenida Infante Dom Henrique - O trânsito será impedido de circular, entre o Viaduto da Av. Mouzinho de Albuquerque e a Praça do Comércio (excetuam-se os acessos dos transportes públicos à Estação Ferroviária de Santa Apolónia
· Largo do Chafariz de Dentro - o trânsito será desviado para o Cais da Lingueta
A circulação estará totalmente cortada nas seguintes artérias: Avenida Ribeira das Naus, Largo do Corpo Santo, Rua do Arsenal, Calçada do Ferragial, Calçada de São Francisco, Rua Áurea, Rua da Prata, Rua dos Fanqueiros, Rua da Conceição, Rua de São Julião, Rua do Comércio, Praça do Município, Largo de São Julião, Rua da Alfândega, Rua dos Arameiros; Rua do Cais de Santarém.
A Carris vai reforçar as carreiras de autocarro, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 1h00.
Passar o ano no Douro, traz ano de ouro? Regresse aos Aliados com segurança
A Câmara do Porto revelou o plano de mobilidade de segurança que vai obrigar a alguns condicionamentos na Avenida dos Aliados e zonas adjacentes.
A autarquia apelou ao uso do transporte público para aceder à festa "salientando que o trânsito na zona da Baixa estará cortado, a partir das 19h00 de quarta-feira, dia 31, e até às 7h00 de quinta-feira, dia 1 de janeiro.
O metro do Porto vai ser reforçado na noite de Passagem de Ano, funcionando de forma ininterrupta até às 6h00 de dia 1 de janeiro.
O acesso à Avenida dos Aliados só poderá ser feito a pé através de seis pontos assinalados, onde a PSP procederá a revistas de segurança. "O plano prevê ainda a proibição de circular na zona envolvente à Câmara Municipal, entre as 21h30 e a 1h00, por causa do lançamento do fogo de artifício, marcado para a meia-noite", lê-se no comunicado da autarquia.
A circulação nas artérias do Porto estará limitada da seguinte forma:
• Rua de Sá da Bandeira, do troço compreendido entre a Rua de 31 de Janeiro e a Rua Formosa;
• Rua do Bonjardim, no troço compreendido entre a Rua de Guedes de Azevedo e a Praça de D. João I;
• Rua de Fernandes Tomás, no troço compreendido entre a Rua de Sá da Bandeira e a Rua da Trindade;
• Rua do Bolhão, no troço compreendido entre a Rua da Firmeza e a Rua de Fernandes Tomás;
• Praça da Batalha, no troço compreendido entre a Rua de Entreparedes e a Rua de 31 de Janeiro;
• Rua de Santa Catarina, no troço compreendido entre a Rua de 31 de Janeiro e a Rua de Passos Manuel.
O trânsito estará condicionado com corte de via nas seguintes artérias:
Praça do General Humberto Delgado; Avenida dos Aliados, ambos os arruamentos Nascente e Poente; Rua de Gonçalo Cristóvão, arruamento Sul, no troço compreendido entre o n.º 187 e a Praça da República; Rua do Alferes Malheiro; Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola; Praça da Trindade, arruamento Nascente e Poente; Rua do Clube dos Fenianos; Rua do Dr. António Luis Gomes; Rua da Trindade; Rua do Almada; Rua do Dr. Ricardo Jorge; Rua da Conceição; Rua de Ramalho Ortigão; Rua da Picaria; Rua de José Falcão; Rua de Elísio de Melo; Praça de D. Filipa de Lencastre; Rua de Ceuta; Rua de AvisPraça de Guilherme Gomes Fernandes, no troço compreendido entre a Rua de José Falcão e a Praça de Gomes Teixeira; Rua de Santa Teresa; Rua da Galeria de Paris; Rua de Cândido dos Reis; Rua do Conde de Vizela; Rua da Fábrica; Rua de S. Filipe de Nery; Rua dos Clérigos; Largo dos Lóios; Rua de Trindade Coelho; Praça de Almeida Garret; Rua de 31 de Janeiro; Rua do Dr. Magalhães Lemos; Praça de D. João I, arruamento Norte e Sul; Rua de Passos Manuel; Rua de Rodrigues Sampaio; Rua de Guilherme da Costa Carvalho; Rua de Guedes de Azevedo; Rua do Dr. António Emílio de Magalhães; Rua do Ateneu Comercial do Porto; Rua de António Pedro; Rua do Estevão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.