Estrela das séries ‘anatomia de grey’ e ‘Euphoria morreu aos 53 anos vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
1 / 5
O ator Eric Dane, conhecido pelo seu desempenho em séries como ‘Anatomia de Grey’ e “Euphoria”, morreu no passado dia 19 de fevereiro, aos 53 anos, dez meses depois de ter sido diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). No mesmo dia, a Netflix lançou ‘Famous Last Words: Eric Dane’, uma entrevista que o artista gravou para ser exibida após a sua morte, onde fala da sua luta contra a doença debilitante e revela o conteúdo de uma carta que escreveu para as filhas, Billie, de 15 anos, e Georgia, de 14, ambas fruto da sua relação com a também atriz Rebecca Gayheart.
A divulgação da entrevista póstuma e da derradeira mensagem do ator às filhas emocionaram fãs e colegas de trabalho, que prestaram a sua sentida homenagem nas redes sociais. “Billie e Georgia, essas palavras são para vocês. Eu tentei. Tropecei algumas vezes, mas tentei. No geral, divertimo-nos muito, não?”, começa por escrever. “Quero dizer-vos quatro coisas que aprendi com esta doença e espero que vocês não apenas me ouçam, mas que me escutem. Primeiro: vivam agora, agora mesmo, no presente. É difícil, mas eu aprendi a fazer isso”, continua, enumerando mais três conselhos para as jovens: “Apaixonem-se. Não necessariamente por uma pessoa, mas apaixonem-se por algo”, “escolham os vossos amigos com sabedoria” e “lutem com cada fibra do vosso ser e com dignidade. Nunca desistam.”
E conclui: “Billie e Georgia, vocês são meu coração, meu tudo. Boa noite. Amo vocês. Essas são minhas últimas palavras.”
Leia aqui a carta na íntegra:
“Billie e Georgia, essas palavras são para vocês. Eu tentei. Tropecei algumas vezaes, mas tentei. No geral, divertimo-nos muito, não? Lembro-me de todo o tempo que passámos na praia, vocês as duas, eu e a vossa mãe em Malibu, Santa Monica, Havai, México… Vejo-vos agora, a brincar no oceano durante horas, minhas bebés aquáticas. Aqueles dias, perdoem o trocadilho, foram o paraíso.
Quero dizer-vos quatro coisas que aprendi com esta doença e espero que vocês não apenas me ouçam, mas que me escutem. Primeiro: vivam agora, agora mesmo, no presente. É difícil, mas eu aprendi a fazer isso. Por anos, eu vagueava mentalmente, perdido na minha cabeça por grandes períodos de tempo, a chafurdar em preocupação e autopiedade, vergonha e dúvidas. Repassei decisões, duvidei de mim mesmo: ‘deveria ter feito isso’, ‘nunca deveria ter feito aquilo’. Chega. Por pura sobrevivência, sou forçado a ficar no presente. Mas não quero estar em nenhum outro lugar. O presente contém arrependimentos, o futuro permanece desconhecido, então vocês precisam viver agora. O presente é tudo o que vocês têm. Valorizem, apreciem cada momento.
Em segundo lugar, apaixonem-se. Não necessariamente com por uma pessoa, apesar de eu recomendar isso também. Mas apaixonem-se por algo. Encontrem a vossa paixão, a vossa alegria. Encontrem a coisa que vos faça querer levantar de manhã. Apaixonei-me pela primeira vez quando tinha a vossaidade, apaixonei-me pela representação. Esse amor eventualmente fez-me suportar as minhas horas, dias e anos mais sombrios. Ainda amo o meu trabalho, ainda anseio por ele, ainda quero ficar à frente das câmeras e interpretar o meu papel. O meu trabalho não me define, mas deixa-me empolgado. Encontrem algo que vos empolgue. Encontrem o vosso caminho, o vosso propósito, o vosso sonho, e então mergulhe. Mergulhe de verdade.
Em terceiro, escolham os vossos amigos com sabedoria. Encontrem as vossas pessoas, permitam que elas vose encontrem, e então entreguem-se a elas. O melhor delas vai retribuir-vos. Sem julgamentos, sem condições, sem fazer perguntas. Sou muito grato pelos familiares e amigos mais próximos. Não consigo fazer as pequenas coisas que fazia. Não consigo conduzir pela cidade, ir ao ginásio, tomar um café, passear. Aprendi a abraçar as alternativas: os meus amigos vêm até a mim, comemos juntos, assistimos a um jogo, ouvimos música… Eles não fazem nada especial, apenas aparecem. Isso é algo grande, apenas apareçam. E amem os vossos amigos com tudo o que têm. Apoiem-se neles. Eles vão vos entreter, guiar, ajudar, apoiar e alguns vão vos salvar.
Por fim, lutem com cada fibra do vosso ser e com dignidade. Quando vocês encaram desafios, de saúde ou qualquer outro, lutem. Nunca desistam. Lutem até ao último suspiro. Esta doença está dominar o meu corpo lentamente, mas nunca vai levar o meu espírito. Vocês duas são pessoas diferentes, mas ambas são fortes e resilientes. Vocês herdaram a resiliência de mim, esse é meu superpoder. Se me derrubarem, eu levanto-me e continuo a voltar. Levanto-me de novo e de novo. Mark diz que eu sou como um gato, exceto que eles têm nove vidas e eu estou na 15ª, facilmente. Então quando o inesperado vos atingir – e vai, porque isso é a vida –, lutem e encarem com honestidade, integridade e graça, mesmo se parecer intransponível.
Espero ter demonstrado que vocês conseguem encarar qualquer coisa. Vocês conseguem encarar o fim de vossos dias, vocês conseguem encarar o inferno com dignidade. Lutem, miúdas, e mantenham a cabeça erguida. Billie e Georgia, vocês são o meu coração, o meu tudo. Amo-vos. Essas são minhas últimas palavras”.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.