page view

Aplicação de inteligência artificial chinesa provoca maior queda diária de uma ação na bolsa

Eficiência com um custo muito baixo face à concorrência. Diretor da OpenAI diz que é “impressionante”

29 de janeiro de 2025 às 01:30

Uma aplicação de inteligência artificial chinesa provocou esta semana um terramoto no valor das empresas de tecnologias americanas. Só a Nvidia, fabricante de chips por trás dos programas americanos, caiu 600 mil milhões de dólares, a maior queda diária de uma empresa em bolsa.

A chinesa DeepSeek lançou um assistente de inteligência artificial (IA) gratuito - equivalente ao ChatGPT - que utiliza menos dados e custa uma fração do preço dos serviços atuais, segundo a empresa. Os valores do investimento, divulgados pela Reuters, ilustram bem a desproporção dos custos entre a solução chinesa e as norte-americanas: a aplicação da DeepSeek foi desenvolvida com seis milhões de dólares, um valor ínfimo face aos 250 mil milhões de dólares que os analistas estimam que as grandes empresas americanas gastem este ano. O diretor da OpenAI, que desenvolveu a aplicação ChatGPT, Sam Altman, descreveu a solução chinesa como um “modelo impressionante”.

Custos e desempenhos à parte, a plataforma chinesa recusa responder, por exemplo, quando questionada sobre um dos acontecimentos mais marcantes da história recente chinesa: o massacre de Tiananmen - onde foram mortos centenas de manifestantes. “Não está dentro do âmbito”, alega. Pouco se conhece do fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, de 39 anos, mas sabe-se que foi ouvido num encontro com o primeiro-ministro chinês.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8