page view

Candidato "desesperado" e "facilitador de negócios": Gouveia e Melo e Marques Mendes aquecem último debate presidencial

Frente a frente ficou marcado por uma troca de acusações sobre transparência, ou a falta dela.

Atualizado a 22 de dezembro de 2025 às 21:49

O último debate no âmbito das eleições presidenciais aqueceu com várias trocas de acusações entre Gouveia e Melo e Marques Mendes. O almirante acusa o "lobista e facilitador de negócios" Marques Mendes de falta de transparência, já o oponente considera que "o senhor transformado em André Ventura" está desesperado com as sondagens.

O almirante Gouveia e Melo mantém dúvidas que quer ver esclarecidas sobre várias polémicas que envolvem Luís Marques Mendes. "Marques Mendes tem tentado vitimizar-se, mas só é vítima da sua opacidade o site da Abreu Advogados apagou a relação que Marques Mendes tinha com o Angola Desk ", disse o almirante. Segundo o candidato, Marques Mendes deve "dizer aos portugueses qual é a sua verdadeira profissão para além de comentador".

"Gouveia e Melo hoje é completamente diferente", disse Marques Mendes elogiando quem o almirante foi. "O almirante delapidou o capital enorme de popularidade, credibilidade e prestígio", disse o candidato, acusando Gouveia e Melo de recorrer à "velha política de insinuações" que tanto criticou. Marques Mendes ataca Gouveia e Melo que se "especializou em politiquice".

"O senhor está transformado em André Ventura", atiça ainda mais Marques Mendes, à medida que a tensão no debate aumenta.

 "Marques Mendes foi o primeiro a acusar-me de que eu era um perigo para a democracia", destaca Gouveia e Melo. O almirante continua com uma série de acusações a Marques Mendes: "usa as relações com a política para facilitar os negócios que representa. É um lobista". "Recebi só os meus ordenados e se for para a Presidente da República vou com a liberdade de ter defendido a minha Pátria unicamente dentro da Marinha", assegura o almirante.

Marques Mendes volta a aproximar Gouveia e Melo do candidato André Ventura, acusando-o de estar desesperado com os resultados das sondagens. "O senhor transformou-se no maior arauto da velha política", disse o antigo comentador. E esclarece: "não posso divulgar clientes de uma sociedade de advogados porque eu não sou dono de uma sociedade de advogados".

"O senhor não é transparente. É opaco", atiça ainda mais Gouveia e Melo. "Uma insinuação gravíssima, não sou nenhum facilitador de negócios", respondeu Marques Mendes.

Marques Mendes recorda que o assessor do almirante é o ex-assessor de José Sócrates, pessoa que descreve como "um general da politiquice". "A sua candidatura é uma espécie de porto de abrigo dos socráticos", ataca o antigo comentador.

"O homem que está à minha frente é um homem desesperado", terminou Marques Mendes, reiterando a ideia de que o almirante está preocupado com as sondagens.

Publicada originalmente a 22 de dezembro de 2025 às 21:16

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8