Covid-19 e as vacinas contra a doença foram outros dos temas que dominaram as pesquisas no motor de busca da Google.
Meteorologia, o Campeonato Europeu de 2020, o Sporting e os Censos 2021 foram alguns dos temas mais procurados este ano no motor de busca do Google, numa lista em que também se encontra o certificado digital.
Em termos gerais, os temas "tempo para amanhã", "Euro 2020", "Sporting CP, "Censos 2021", "Liga NOS", "Marília Mendonça", "certificado digital", "S.L. Benfica", "Maria João Abreu" e "Porto" foram os que registaram tendências de maior crescimento face a 2020, segundo dados enviados à Lusa.
Entre as pesquisas sobre como fazer coisas, os internautas procuraram saber "como obter o certificado digital covid", "como saber onde votar", "como ganhar dinheiro no TikTok", "como votar antecipadamente" ou "como agendar a vacina covid-19". Em destaque estiveram também perguntas sobre o funcionamento e adesão aos programas IVAucher e AUTOvoucher, lançados pelo Governo.
A curiosidade levou também os utilizadores portugueses a procurarem "o que são Censos", "o que visitar em Sintra" ou "o que plantar em fevereiro". No motor de busca foram ainda perguntadas questões sobre ostomia, ecmo, maçonaria, creme de leite, fibrose quística, o que visitar em Aveiro ou o conteúdo do exame de língua portuguesa.
A covid-19 levou a que fosse criada uma lista dos termos mais procurados dedicada à doença. Aí os temas mais procurados foram "certificado digital", "vacinação covid", "covid-19 Portugal" e o agendamento da vacina. Além disso, os utilizadores portugueses mostraram-se preocupados com novos confinamentos, o número de casos diários, sintomas da doença ou quais os concelhos de risco.
Na categoria de nomes nacionais, Rogério Samora foi o mais pesquisado, seguindo-se Noah, Tony Carreira e Luís Filipe Vieira e Marisa Matias. Na mesma categoria, surgem também os atletas Patrícia Mamona, Nélson Évora, Miguel Oliveira e João Mário.
A nível de nomes internacionais, o futebolista Christian Eriksen lidera a lista, à frente do ator Alec Baldwin, do futebolista Valentino Lazaro, da ginasta Simone Biles e do futebolista David Luís.
Os dados consultados pela Lusa incluem ainda uma lista dos "falecidos" mais pesquisados. A lista é liderada pela cantora brasileira Marília Mendonça, seguida pela atriz Maria João Abreu e pelo também cantor brasileiro MC Kevin. Na lista constam ainda o jogador de andebol Alfredo Quintana, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, o ator brasileiro Paulo Gustavo, o antigo futebolista Neno, o músico Carlos do Carmo, o antigo ministro Jorge Coelho e o ator Igor Sampaio.
Em termos de entretenimento, o 'reality show' "Big Brother", da estação de televisão TVI, foi o mais procurado, sendo um dos quatro portugueses na lista, junto de "All Together Now" e "O Amor Acontece", da mesma estação, e "The Voice Kids", da RTP.
Em 2021, o entretenimento estrangeiro dominou os 10 primeiros lugares, em particular produtos dos serviços de streaming. As séries "Squid Game", "Bridgerton", "Lupin" e "Sex Education", distribuídas pela plataforma Netflix integram também o top. Os filmes "Dune", inspirado no romance "Duna", de Frank Herbert, e "Eternos", da Marvel Comics, estiveram também entre os mais pesquisados.
A nível global, o críquete liderou as pesquisas, com os jogos da seleção da Índia contra Austrália e Inglaterra a serem os dois temas mais pesquisados (com o confronto desta com a Nova Zelândia a ocupar o sétimo lugar) e com a Primeira Liga Indiana desta modalidade a ocupar o último lugar do pódio. O Campeonato do Mundo de T20, que se realizou nos Emirados Árabes Unidos e no Omã, foi o oitavo termo mais pesquisado este ano.
A liga norte-americana de basquetebol, a NBA, foi o quarto termo mais pesquisado, à frente de "Euro 2021" e "Copa América". A série coreana "Squid Game", uma das mais vistas de sempre da Netflix, alcançou o nono lugar entre os temas mais pesquisados em 2021, com o 'rapper' e ator DMX, que morreu em abril, aos 50 anos, a encerrar os dez mais procurados.
"Afeganistão" foi o termo mais procurado em termos noticiosos num ano em que os Estados Unidos da América concluíram a retirada das suas tropas e os talibãs retomaram o poder. Aqui surgem também os termos AMC Stock e GME Stock, cujas ações dispararam na bolsa de Nova Iorque por iniciativa de pequenos investidores ativos num fórum do sítio Reddit.
A covid-19 e as vacinas contra a doença foram outros dos temas que dominaram as pesquisas no motor de busca da Google, a par dos estímulos distribuídos pelos Estados Unidos da América, tal como as criptomoedas Dogecoin e Ethereum, e as eleições para o senado na Geórgia e o furação Ida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.