Está farto de trabalhar das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira ou gostava de experimentar uma profissão diferente da que tem? Ser uma vedeta do mundo da música ou, simplesmente, ir a locais que nunca frequentaria na vida real?
O Second Life já possibilita tudo isso e ainda mais, apenas à distância de um simples clique, a 7208 portugueses.
A verdade é que é cada vez mais usual ouvir-se dizer que a pessoa X ou a empresa Y já entrou num mundo do Second Life, que ainda levanta muitas questões. Uns dizem que é um jogo, outros que é um negócio e ainda há os que o descrevem como um simulador da realidade. O Second Life (SL) reúne todas estas características num programa – disponível nos sites da empresa (www.lindenlab.com) responsável pela criação deste mundo novo (www.secondlife.com) – a ser instalado no computador.
Após este passo, o utilizador tem de criar um avatar, ou seja, um personagem que o irá representar em todas as aventuras virtuais. Aí, os mais preocupados com o visual podem perder horas a desenhar um boneco minimamente parecido com o criador. Concluída esta etapa, e após uma breve lição sobre como movimentar-se e interagir com o gigantesco mundo virtual, ambos (utilizador e avatar) estão preparados para iniciar uma segunda vida, com tudo o que isso acarreta: trabalho, dinheiro, convívio, deslocações, etc, etc, etc.
VALE TUDO
As possibilidades existentes neste mundo são inúmeras. Com um universo de quase oito milhões de habitantes, é possível encontrar-se um pouco de tudo. E isso é mesmo tudo. O SL tornou-se, em pouco mais de três anos, num centro de negócios, lazer e de prazer.
Esta realidade virtual, com cada vez mais adeptos, despertou nas empresas o apetite por um novo tipo de consumidor. Uma vez que é possível converter os linden dólares em dólares reais (ver caixa), a empresa ou pessoa que colocar à disposição os produtos mais interessantes tem no SL uma fonte de rendimento. A IBM, Microsoft, Mercedes, NBA, General Motors e outras já se instalaram no SL.
Como seria de esperar, o lazer e o prazer também estão presentes neste mundo. Em todos os cantos existem bares, discotecas ou clubes que promovem encontros entre avatares para um futuro contacto mais íntimo. O sexo no Second Life, em todas as suas vertentes, é uma virtualidade. Para evitar que menores contactem com conteúdos inapropriados a Linden Labs disponibilizou uma versão para menores de 18 anos. Mas nem só de negócio e sexo vive o SL.
Também é possível fazer um passeio guiado à pirâmide de Chichén Itzá, no México, recentemente eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo, ou uma visita ao stand do Castelo de Almourol.
MUITO DINHEIRO
De acordo com o último relatório estatístico do SL, foram transaccionados cerca de 1 825 065 780 linden dólares. Esta unidade monetária pode ser convertida em dólares reais (mil lindens equivalem a 4,06 dólares), os quais podem de seguida ser utilizados para comprar tudo, até armas.
UNIVERSIDADES
Além das muitas empresas que despertaram para este mundo virtual, várias universidades já resolveram instalar extensões dos seus campus no Second Life. A Universidade de Aveiro e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto encontram-se representadas, tal como as norte-americanas Harvard ou Princeton.
PORTUGAL EM 13º
Os EUA lideram a lista dos países com maior número de avatares activos, totalizando mais de 130 mil. Portugal, por sua vez, ocupa a 13.ª posição, com 7208 ‘pessoas’. No total existem quase oito milhões de avatares (nem todos activos), mais de metade são homens. As pessoas mais interessadas neste fenómeno têm entre 25 e 34 anos.
CASAMENTOS
Como na vida real, os relacionamentos inter-avatares podem dar origem a casamentos. Algumas igrejas já estão especialmente decoradas para o solene momento... virtual.
FUTEBOL
FC Porto, Sporting e Benfica também marcam presença. Procurando por ‘Porto’, o utilizador vai parar à zona ribeirinha, onde encontra um stand do FC Porto.
BASQUETEBOL AMERICANO
A NBA, liga norte-americana de basquetebol, tem uma pequena cidade, disponibilizando jogos e informação.
MÚSICA E CONVÍVIO
Os bares e discotecas são locais privilegiados para encontrar outros avatares. Enquanto se dança é possível meter-se conversa com internautas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.