page view

Vida virtual já atrai 7208 portugueses

Está farto de trabalhar das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira ou gostava de experimentar uma profissão diferente da que tem? Ser uma vedeta do mundo da música ou, simplesmente, ir a locais que nunca frequentaria na vida real?

14 de julho de 2007 às 00:00

O Second Life já possibilita tudo isso e ainda mais, apenas à distância de um simples clique, a 7208 portugueses.

A verdade é que é cada vez mais usual ouvir-se dizer que a pessoa X ou a empresa Y já entrou num mundo do Second Life, que ainda levanta muitas questões. Uns dizem que é um jogo, outros que é um negócio e ainda há os que o descrevem como um simulador da realidade. O Second Life (SL) reúne todas estas características num programa – disponível nos sites da empresa (www.lindenlab.com) responsável pela criação deste mundo novo (www.secondlife.com) – a ser instalado no computador.

Após este passo, o utilizador tem de criar um avatar, ou seja, um personagem que o irá representar em todas as aventuras virtuais. Aí, os mais preocupados com o visual podem perder horas a desenhar um boneco minimamente parecido com o criador. Concluída esta etapa, e após uma breve lição sobre como movimentar-se e interagir com o gigantesco mundo virtual, ambos (utilizador e avatar) estão preparados para iniciar uma segunda vida, com tudo o que isso acarreta: trabalho, dinheiro, convívio, deslocações, etc, etc, etc.

VALE TUDO

As possibilidades existentes neste mundo são inúmeras. Com um universo de quase oito milhões de habitantes, é possível encontrar-se um pouco de tudo. E isso é mesmo tudo. O SL tornou-se, em pouco mais de três anos, num centro de negócios, lazer e de prazer.

Esta realidade virtual, com cada vez mais adeptos, despertou nas empresas o apetite por um novo tipo de consumidor. Uma vez que é possível converter os linden dólares em dólares reais (ver caixa), a empresa ou pessoa que colocar à disposição os produtos mais interessantes tem no SL uma fonte de rendimento. A IBM, Microsoft, Mercedes, NBA, General Motors e outras já se instalaram no SL.

Como seria de esperar, o lazer e o prazer também estão presentes neste mundo. Em todos os cantos existem bares, discotecas ou clubes que promovem encontros entre avatares para um futuro contacto mais íntimo. O sexo no Second Life, em todas as suas vertentes, é uma virtualidade. Para evitar que menores contactem com conteúdos inapropriados a Linden Labs disponibilizou uma versão para menores de 18 anos. Mas nem só de negócio e sexo vive o SL.

Também é possível fazer um passeio guiado à pirâmide de Chichén Itzá, no México, recentemente eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo, ou uma visita ao stand do Castelo de Almourol.

MUITO DINHEIRO

De acordo com o último relatório estatístico do SL, foram transaccionados cerca de 1 825 065 780 linden dólares. Esta unidade monetária pode ser convertida em dólares reais (mil lindens equivalem a 4,06 dólares), os quais podem de seguida ser utilizados para comprar tudo, até armas.

UNIVERSIDADES

Além das muitas empresas que despertaram para este mundo virtual, várias universidades já resolveram instalar extensões dos seus campus no Second Life. A Universidade de Aveiro e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto encontram-se representadas, tal como as norte-americanas Harvard ou Princeton.

PORTUGAL EM 13º

Os EUA lideram a lista dos países com maior número de avatares activos, totalizando mais de 130 mil. Portugal, por sua vez, ocupa a 13.ª posição, com 7208 ‘pessoas’. No total existem quase oito milhões de avatares (nem todos activos), mais de metade são homens. As pessoas mais interessadas neste fenómeno têm entre 25 e 34 anos.

CASAMENTOS

Como na vida real, os relacionamentos inter-avatares podem dar origem a casamentos. Algumas igrejas já estão especialmente decoradas para o solene momento... virtual.

FUTEBOL

FC Porto, Sporting e Benfica também marcam presença. Procurando por ‘Porto’, o utilizador vai parar à zona ribeirinha, onde encontra um stand do FC Porto.

BASQUETEBOL AMERICANO

A NBA, liga norte-americana de basquetebol, tem uma pequena cidade, disponibilizando jogos e informação.

MÚSICA E CONVÍVIO

Os bares e discotecas são locais privilegiados para encontrar outros avatares. Enquanto se dança é possível meter-se conversa com internautas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8