page view

Atores com contratos milionários

Saiba quanto ganham os atores da TVI e SIC.

21 de agosto de 2015 às 16:17

Vê telenovelas diariamente?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Vê telenovelas diariamente?

Ideia de ser ator exclusivo de um determinado canal de televisão não agrada a todos. São vários os artistas nacionais que dizem preferir poder trabalhar onde, quando e em que projetos quiserem, sem que nada lhes seja imposto. Contudo, nos tempos que correm, a exclusividade é, cada vez mais, um desejo comum a grande parte da classe artística.

Os contratos de exclusividade são garantia de trabalho, de estatuto e, acima de tudo, de estabilidade financeira. Quer estejam envolvidos em algum projeto do canal com o qual têm vínculo ou não, está garantido que os contratados, mensalmente, recebem um salário. Mas a exclusividade é também, e cada vez mais, uma raridade.

A crise que o mercado atravessou nos últimos anos e que, apesar da recuperação publicitária, ainda se faz sentir, obrigou os canais a pôr termo a dezenas de contratos, o que deixou muitas estrelas das novelas da SIC e da TVI apenas com uma ligação afetiva à casa. Entretanto, algumas decidiram ir trabalhar para a concorrência. Margarida Marinho é o mais recente exemplo desta ‘migração’. Saiu da TVI para protagonizar ‘Poderosas’, na SIC. Antes, Ruy de Carvalho decidiu rumar à RTP e integrar ‘Bem-vindos a Beirais’, depois de mais de uma década na TVI. Já Miguel Guilherme terminou o contrato de exclusividade com a TVI e vai protagonizar agora ‘Coração d’Ouro’, a nova novela da SIC. O mesmo acontece com Maria João Bastos (que entretanto teve uma passagem pelo Brasil, onde integrou uma novela da Globo) e Mariana Monteiro, que estarão na mesma novela. Já António Pedro Cerdeira, após 12 anos na TVI, mudou-se para a televisão pública para protagonizar a série ‘Bem-vindos a Beirais’. Ainda por confirmar está a mudança de Sara Matos da TVI (onde perdeu a exclusividade) para a SIC, mas as partes ainda estão a negociar o acordo.

Apesar de tudo, SIC e TVI continuam a ter um leque significativo de atores privilegiados que mantêm contratos de exclusividade. Na estação de Queluz de Baixo, Alexandra Lencastre e Rita Pereira mantêm-se como os grandes destaques. Alexandra foi uma das primeiras estrelas da TV nacional a ter um contrato de exclusividade. O seu vínculo com a TVI remonta a 2005.

Atualmente, a atriz de ‘A Única Mulher’, que pontualmente tem feito participações como jurada em reality shows, aufere um salário que ronda os 15 mil euros mensais. Quanto a Rita Pereira, que integra também o elenco da novela, renovou a sua ligação à estação da Media Capital no final de 2013. Todos os meses leva para casa 10 mil euros.

Mas existem vários outros casos de atores exclusivos da TVI (ver caixas), alguns em ascensão dentro do canal. É o caso de Pedro Teixeira. O aumento de popularidade do ator e a prestação enquanto apresentador levaram a TVI a reforçar o vínculo e a compensar a conta bancária de Pedro Teixeira com um novo aumento (atualmente, recebe 8 mil euros mensais). Por outro lado, este ano, a TVI fez crescer a sua lista de exclusivos com a contratação de Dalila Carmo, que vai protagonizar, em breve, uma nova produção do canal.

Na SIC, a lista de exclusivos também é significativa. Diogo Morgado, por exemplo, apesar de, nos últimos anos, ter apostado numa carreira internacional, mantém uma ligação ao canal de Carnaxide. De resto, é uma das estrelas há mais tempo ligada à SIC, da qual recebe um salário mensal que ronda os 10 mil euros. O mesmo acontece com Ricardo Pereira, protagonista de ‘Mar Salgado’, que tem também feito carreira no Brasil.

Há vários anos ligadas à SIC, depois de terem feito carreira na TVI, Cláudia Vieira e Diana Chaves são outras das estrelas privilegiadas. Para as manter, o canal da Impresa paga cerca de 10 mil euros a cada. Nas fileiras da SIC, contam-se ainda nomes como Rogério Samora (que pagou uma indemnização de 24 mil euros à TVI depois da sua saída litigiosa, em 2010), José Fidalgo, Victoria Guerra e Joana Santos (estrela que o canal lançou em 2012).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8