Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

‘Calinadas’ que são um êxito

Cátia, da ‘Casa dos Segredos’, ameaça destronar Telmo, do ‘Big Brother’, o ‘campeão das calinadas’. Os disparates conquistam o público e garantem audiências à TVI.
4 de Novembro de 2011 às 00:00
A concorrente Cátia, da 'Casa dos Segredos 2'
A concorrente Cátia, da 'Casa dos Segredos 2' FOTO: d.r.

Há quem lhes ache piada e quem fique incrédulo. Mas ninguém fica indiferente aos disparates proferidos pelos concorrentes dos reality shows. Telmo Ferreira, do primeiro ‘Big Brother’, tornou-se o rei das ‘calinadas’ e há muito tempo que não aparecia um adversário à altura. Em ‘Casa dos Segredos 2’ é só escolhê-los. Desde Marco, que não gostava de ir viver para Ingla-terra mas para Londres, a Fanny, que diz que vivemos no continente Terra. Mas, no que diz respeito a falta de cultura geral, ninguém ganha a Cátia.

"Cátia, diga um país da América do Sul". À ordem da Voz, a concorrente do Algarve, após insistência, lá acabou por responder um hesitante "África". O erro valeu-lhe a atenção dos portugueses, que a partir daí fixaram a jovem para ver surgir a próxima asneira. Não foi preciso esperar muito. Surpreendida com a falta de cultura geral da auxiliar médica, a produção ofereceu a Cátia um globo para que esta treinasse os conhecimentos de Geografia. Mas a desorientação da concorrente começou logo na Venda do Pinheiro, ao não conseguir descobrir onde ficava sequer o alpendre da casa mais vigiada do País. A atrapalhação de Cátia tem sido tanta que até Teresa Guilherme tenta ajudar a jovem, com pequenas aulas durante as galas de domingo. Mas a emenda provou-se pior do que o soneto e a algarvia só conseguiu aumentar a lista de erros, ao dizer que África, afinal, ficava a Norte de Portugal. "Nunca me passou pela cabeça que a Cátia tivesse aquele nível de cultura geral. Pensei que estivesse nervosa e tentei ajudar, para lhe dar oportunidade de provar que sabia aquelas coisas, mas ela foi de trambolhão em trambolhão. Depois já estava tão enervada que nem a capital de Espanha sabia", diz à Correio TV Teresa Guilherme.

A lista de ‘calinadas’ da jovem algarvia cresce a olhos vistos e Cátia arrisca-se a destronar um dos concorrentes que os portugueses mais recordam pelas gafes: Telmo Ferreira, do primeiro ‘Big Brother’. O homem que prometia ir "pela guarita" e encarar as nomeações "da forma mais naturalista possível" ficou na memória por expressões como "não cabeu a carapuça" ou por querer ver os colegas da casa "nus, a fazer striptease". E não vamos esquecer as célebres "órgias"...

"Hoje, se entrasse num reality show, optava por ficar mais vezes calado", admite Telmo, passados quase 12 anos. O ex-concorrente justifica o rol de enganos ao stress de estar tanto tempo fechado. "Só quem está lá dentro percebe a pressão. Por vezes não pensamos bem, mas nem sempre implica que não saibamos as respostas. Tive as minhas saídas, mas gosto de ser uma pessoa informada", aponta o empresário. A ignorância dos actuais concorrentes não choca Telmo, que defende Cátia. "Ela não sabia onde fica um país da América do Sul, mas metade dos norte-americanos também não sabe onde é Portugal!". O ex-concorrente, que foi candidato à Assembleia da República, acredita mesmo que Cátia pode estar a interpretar uma personagem. "Acredito que é jogo. Sabe que quanto mais for massacrada, Portugal pode gostar e apoiar essa estratégia. Se eu fosse para a ‘Casa’ hoje, adoptava uma personagem".

A mesma opinião tem Sónia, que partilhou a ‘Casa’ com Cátia. "Não sei se não está a interpretar uma personagem, ela quer ser actriz e a produção pode ter-lhe pedido para fazer aquele papel. Ao início, quando falávamos, a Cátia dizia coisas correctas, por isso fico na dúvida. Também pode ter percebido que os portugueses acham piada. No confessionário conseguimos ouvir as pessoas a rir". Já Marta Cardoso, que participou no primeiro ‘Big Brother’ e que agora é repórter na TVI da ‘Casa dos Segredos’, diz que as ‘calinadas’ são sempre bem recebidas, pois "têm muita graça". E admite que já foi para a rua confrontar os portugueses com as mesmas perguntas feitas a Cátia. "Muitos também erraram", revela a jovem, que não acredita que ela esteja a fingir. "Se ela é uma personagem é a mesma desde o primeiro dia". A apresentadora do reality show concorda com a ex-concorrente. "Claro que não está a fazer um boneco, ninguém disfarça assim tanto. Aliás, fica furiosa quando lhe dizem isso", realça Teresa Guilherme. Parece ser verdade, afinal a jovem já se queixou aos colegas das brincadeiras sobre o seu Quociente de Inteligência (QI). "Vocês só falam do meu IQI... IQA!".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)