page view

Correio da Manhã é o orgão de comunicação social cuja confiança mais subiu junto dos portugueses

Confiança atribuída pelos portugueses ao CM regista uma evolução de "10,1 pontos percentuais".

26 de julho de 2025 às 12:37

O investigador Miguel Paisana defende que o aumento da confiança nas marcas de notícias Correio da Manhã e Observador, que são exceção desde 2018, está diretamente relacionado com o tipo de jornalismo que oferece.

O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) aponta "uma tendência preocupante que abrange praticamente todas as marcas de notícias em estudo: a confiança nas marcas está a cair de forma generalizada, com três exceções", o Correio da Manhã (CM), Observador e Notícias ao Minuto, refere o relatório.

Desde 2018, ano em se iniciou a utilização daquele indicador, estas são as únicas marcas de notícias que aumentam e melhoram a sua confiança atribuída pelos portugueses.

O relatório "faz uma análise histórica da performance da marca em termos de confiança, desde que inicialmente nós começámos a perguntar às pessoas se confiam na marca", enquadra o investigador do OberCom e do Iberifier - Observatório Ibérico de Meios Digitais.

No caso do Correio da Manhã, a análise é feita desde 2018, no caso do Observador desde 2019, e no Notícias ao Minuto, desde 2020, "só para termos essa noção de que são anos diferentes", contextualiza o investigador.

Estas "são as marcas que mais aumentaram em termos de confiança conferida pelos portugueses", salienta Miguel Paisana, apontando que a evolução do Notícias ao Minuto está dentro da margem de erro, de "apenas um ponto percentual".

A confiança atribuída pelos portugueses no caso do Observador regista uma evolução de "9,1 pontos percentuais e o Correio da Manhã 10,1 pontos percentuais".

Isto "contrasta fortemente com a progressão das outras marcas, que é negativa", sublinha o investigador, que ressalva que na análise histórica 2018-2025 há uma "quantidade de coisas que aconteceram" em termos relevantes para a vidas das pessoas, nomeadamente a pandemia.

Perante estes dados, os investigadores foram tentar perceber quem são as pessoas que estão a consumir estas marcas, se existe algum tipo de demografia que está a mobilizar mais em termos de confiança para as marcas Correio da Manhã e Observador ou se há alguma tendência digna de nota.

"E não encontramos nenhuma. Ou seja, o que quer dizer é que este ganho de confiança parece ser transversal a toda a esfera de consumidores destas marcas", afirma.

Nesta análise também foi observada a orientação política, se havia pessoas com um determinado perfil ideológico que estava em maior proporção a afirmar que confiava nestas marcas, mas "isso não se verifica", diz.

Portanto, "a conclusão que nós tiramos desta evolução ao longo destes anos é que, objetivamente, os ganhos de confiança destas duas marcas [...] estarão diretamente relacionados com o tipo de jornalismo que oferecem, com o tipo de abordagem que oferecem e com o facto de essa abordagem ser vista de forma positiva e com muita confiança, pelas audiências", aponta o investigador.

"Independentemente de qual seja a sua tipologia, normalmente [as duas marcas] são duas abordagens muito diferentes, mas terá porventura a ver com isso", considera Miguel Paisana.

Em suma, "são duas marcas que conseguem tornar mais apetecível a sua própria abordagem, aquilo que é a forma de contar histórias, de narrar notícias e, portanto, de se relacionar com as audiências", o que "acaba por ser interessante", conclui.

No 'ranking' de confiança para este ano, o Correio da Manhã, Observador e Notícias ao Minuto são "as marcas pior posicionadas, mas não obstante esse posicionamento, são manifestamente as únicas que têm melhorado a sua perceção pública em termos de confiança, e nos casos do Correio da Manhã e do Observador, de forma bastante expressiva", lê-se no DNRPT25.

Inversamente, marcas com bom desempenho em 2025, como a RTP e Público, apresentam evoluções históricas de confiança negativas, liderando um cenário "evolutivo na generalidade negativo", segundo o documento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8