Confiança atribuída pelos portugueses ao CM regista uma evolução de "10,1 pontos percentuais".
O investigador Miguel Paisana defende que o aumento da confiança nas marcas de notícias Correio da Manhã e Observador, que são exceção desde 2018, está diretamente relacionado com o tipo de jornalismo que oferece.
O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) aponta "uma tendência preocupante que abrange praticamente todas as marcas de notícias em estudo: a confiança nas marcas está a cair de forma generalizada, com três exceções", o Correio da Manhã (CM), Observador e Notícias ao Minuto, refere o relatório.
Desde 2018, ano em se iniciou a utilização daquele indicador, estas são as únicas marcas de notícias que aumentam e melhoram a sua confiança atribuída pelos portugueses.
O relatório "faz uma análise histórica da performance da marca em termos de confiança, desde que inicialmente nós começámos a perguntar às pessoas se confiam na marca", enquadra o investigador do OberCom e do Iberifier - Observatório Ibérico de Meios Digitais.
No caso do Correio da Manhã, a análise é feita desde 2018, no caso do Observador desde 2019, e no Notícias ao Minuto, desde 2020, "só para termos essa noção de que são anos diferentes", contextualiza o investigador.
Estas "são as marcas que mais aumentaram em termos de confiança conferida pelos portugueses", salienta Miguel Paisana, apontando que a evolução do Notícias ao Minuto está dentro da margem de erro, de "apenas um ponto percentual".
A confiança atribuída pelos portugueses no caso do Observador regista uma evolução de "9,1 pontos percentuais e o Correio da Manhã 10,1 pontos percentuais".
Isto "contrasta fortemente com a progressão das outras marcas, que é negativa", sublinha o investigador, que ressalva que na análise histórica 2018-2025 há uma "quantidade de coisas que aconteceram" em termos relevantes para a vidas das pessoas, nomeadamente a pandemia.
Perante estes dados, os investigadores foram tentar perceber quem são as pessoas que estão a consumir estas marcas, se existe algum tipo de demografia que está a mobilizar mais em termos de confiança para as marcas Correio da Manhã e Observador ou se há alguma tendência digna de nota.
"E não encontramos nenhuma. Ou seja, o que quer dizer é que este ganho de confiança parece ser transversal a toda a esfera de consumidores destas marcas", afirma.
Nesta análise também foi observada a orientação política, se havia pessoas com um determinado perfil ideológico que estava em maior proporção a afirmar que confiava nestas marcas, mas "isso não se verifica", diz.
Portanto, "a conclusão que nós tiramos desta evolução ao longo destes anos é que, objetivamente, os ganhos de confiança destas duas marcas [...] estarão diretamente relacionados com o tipo de jornalismo que oferecem, com o tipo de abordagem que oferecem e com o facto de essa abordagem ser vista de forma positiva e com muita confiança, pelas audiências", aponta o investigador.
"Independentemente de qual seja a sua tipologia, normalmente [as duas marcas] são duas abordagens muito diferentes, mas terá porventura a ver com isso", considera Miguel Paisana.
Em suma, "são duas marcas que conseguem tornar mais apetecível a sua própria abordagem, aquilo que é a forma de contar histórias, de narrar notícias e, portanto, de se relacionar com as audiências", o que "acaba por ser interessante", conclui.
No 'ranking' de confiança para este ano, o Correio da Manhã, Observador e Notícias ao Minuto são "as marcas pior posicionadas, mas não obstante esse posicionamento, são manifestamente as únicas que têm melhorado a sua perceção pública em termos de confiança, e nos casos do Correio da Manhã e do Observador, de forma bastante expressiva", lê-se no DNRPT25.
Inversamente, marcas com bom desempenho em 2025, como a RTP e Público, apresentam evoluções históricas de confiança negativas, liderando um cenário "evolutivo na generalidade negativo", segundo o documento.
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