page view

Europa vai atacar mais gigantes da internet por violação de privacidade

Depois da multa de 50 milhões à Google, UE insiste na guerra à violação de privacidade.

28 de janeiro de 2019 às 01:30

A decisão das autoridades francesas de multar a Google em 50 milhões de euros, por desrespeitar as novas regras de privacidade europeias, abriu a porta a outras sanções igualmente avultadas.

Esta é a penalização mais elevada alguma vez aplicada à empresa pelo regulador francês e chega numa altura em que as acusações contra as tecnológicas, relativas ao tratamento de dados pessoais, se acumulam na Justiça.

A multa francesa pode ser a primeira de muitas contra estas multinacionais. Segundo o ‘The Washington Post’, também foram apresentadas queixas contra o Facebook - que envolvem o Instagram e o WhatsApp -, a Amazon, o YouTube e a Netflix.

Na verdade, foram feitas mais de 95 mil queixas na União Europeia, junto das autoridades nacionais de proteção de dados, após a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em maio, relacionadas com telemarketing e emails promocionais, anunciou Bruxelas. "As reclamações podem ser feitas por qualquer pessoa que acredite que os seus direitos, no âmbito do RGPD, foram violados", esclareceu a Comissão Europeia.

Entre maio de 2018 e janeiro deste ano foram feitas 255 investigações a empresas, como redes sociais, processos iniciados a partir de denúncias individuais ou por iniciativa das autoridades nacionais competentes. Quando são detetadas infrações graves por parte de empresas, a multa pode ir até 4% da faturação anual da mesma.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8