Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Finanças têm dúvidas sobre gestora indicada para administração da RTP

Proposta de Verónica Soares Franco para administradora financeira não agrada ao Governo, que tem de dar aval.
Duarte Faria 19 de Março de 2018 às 08:38
Mário Centeno
Verónica S. Franco da Via do Porto
Mário Centeno
Mário Centeno
Verónica S. Franco da Via do Porto
Mário Centeno
Mário Centeno
Verónica S. Franco da Via do Porto
Mário Centeno
O Conselho Geral Independente (CGI) da RTP aguarda, há mais de um mês, a aprovação pelo ministério das Finanças do nome que propôs para integrar a próxima administração da empresa pública de rádio e televisão com o pelouro financeiro. Mas o Correio da Manhã sabe que a pessoa indigitada - Verónica Soares Franco, tal como o CM avançou a 9 de fevereiro - está longe de agradar a Mário Centeno. Daí a demora para que seja dada luz verde à sua nomeação e a nova administração da RTP possa entrar em funções (a atual equipa está em gestão corrente desde o início de fevereiro).

O CM apurou junto de fontes próximas do processo que a "falta de currículo" da gestora, com menos de 40 anos, está na base desta posição. Numa altura em que a RTP enfrenta vários desafios financeiros, o Governo prefere um gestor mais experiente no cargo. Além disso, o facto de o nome ter sido revelado nos media não terá agradado.

Verónica Soares Franco é mestre em gestão de empresas pela Universidade de Columbia, EUA, e pertence ao conselho de administração da Via Porto, empresa responsável pelo Metro do Porto. Se o seu nome for aprovado (é o único que tem de receber o aval do Governo), ela junta-se a Gonçalo Reis, que se mantém como presidente, e a Hugo Figueiredo, que substitui Nuno Artur Silva como administrador para os conteúdos.

Contactado, o gabinete do ministro recusou fazer comentários. O CGI não respondeu até ao fecho desta edição.
Verónica Soares Franco Conselho Geral Independente Gonçalo Reis Governo Mário Centeno gestor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)