FC Porto e Sporting abrem as hostilidades da época oficial que só na primeira semana de competição terá, pelo menos, 17 jogos em directo na televisão portuguesa.
FC Porto e Sporting dão, amanhã, o pontapé de saída para a temporada de 2007/2008, a qual só irá terminar no dia 29 de Junho do ano que vem com a final do Campeonato da Europa que Suíça e Áustria organizam em conjunto. Até lá, haverá futebol em directo quase todos os dias na televisão portuguesa em, pelo menos, quatro canais (RTP 1, TVI, Sport TV1 e Sport TV2), pois, para lá das habituais transmissões da Liga, Taça de Portugal, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Selecções Nacionais e aos vários campeonatos domésticos de toda a Europa, haverá também 20 transmissões da recém-criada Taça da Liga e 30 da Liga de Honra. Só para esta semana, e ainda antes de começar o campeonato nacional, estão agendados 17 jogos com emissão em directo nos canais portugueses. A oferta é muita e variada – para alguns excessiva – mas a certeza das estações é que o ‘produto futebol’ é uma arma infalível na guerra das audiências.
Amanhã, em Leiria, os vencedores da Liga portuguesa e da Taça de Portugal na época passada disputam a Supertaça Cândido de Oliveira e a RTP 1 prepara-se para voltar a apanhar boleia do ‘pontapé na bola’ para ganhar as audiências. Como se viu no fim-de-semana passado com o encontro entre Benfica e Sporting no Torneio do Guadiana, que a SIC transmitiu, não há encontro entre os ‘grandes’ do futebol português que não reúna em frente à televisão quase dois milhões de telespectadores. A expectativa é, portanto, grande e, à semelhança do que fez na final da Taça, disputada a 27 de Maio, a estação pública não quer descurar qualquer pormenor. Para a cobertura do primeiro clássico oficial da época está mobilizada uma equipa de cerca de 40 elementos e meios técnicos de relevo, nos quais se incluem 15 câmaras e dois carros de exteriores.
O Benfica entra em campo já na próxima terça-feira, dia 14, para decidir a sua presença na milionária Liga dos Campeões. O encontro frente ao FC Copenhaga terá início às 20h15 e será transmitido em sinal aberto, mas à hora de fecho desta edição ainda não tinha terminado o concurso que o clube lançou para a cedência dos direitos televisivos do importante encontro. Contactado pela Correio TV, Ricardo Maia, do gabinete de comunicação dos encarnados, adiantou que as três estações generalistas estavam na corrida tanto para o encontro da primeira mão como para o jogo na Dinamarca, que se joga no dia 28 deste mês.
LIGA DOS CAMPEÕES NA RTP 1 E SPORT TV
Já na fase regular da Liga dos Campeões, que terá início a 18 de Setembro, o exclusivo das transmissões pertence à RTP 1 (sinal aberto) e à Sport TV (codificado). Apesar de ainda não serem conhecidos os grupos onde, espera-se, os três ‘grandes’ estarão inseridos, é certo que em cada jornada da liga dos milhões a RTP 1 irá transmitir um desafio em que participa FC Porto, Sporting ou Benfica. Já a estação de desporto, que dispõe de outras possibilidades técnicas (leia-se powerbox), propõe a transmissão de quatro jogos em simultâneo em cada dia de competição da prova organizada pela UEFA.
No que às competições internas diz respeito, o Sporting abre a Liga 2007/2008, na próxima sexta-feira, dia 17, em Coimbra frente à Académica. A Sport TV tem a honra de transmitir o jogo de abertura da prova, mas não se fica por aqui. A estação de desporto assegura a emissão de, pelo menos, quatro encontros por jornada, enquanto a TVI dá apenas um jogo em sinal aberto, sempre com a presença garantida de um dos três ‘grandes’. Já o Benfica terá a honra de apadrinhar o regresso do Leixões ao convívio com os grandes naquele que será o primeiro encontro em sinal aberto do campeonato indígena desta temporada. Destaque ainda para a paragem de Inverno, que, depois das críticas suscitadas na época passada, este ano será mais curta. Em vez de um mês sem competição, haverá apenas uma pausa inferior a 15 dias entre 23 de Dezembro e 6 de Janeiro. A Liga termina no dia 11 de Maio de 2008.
A Taça da Liga e a Liga de Honra são as competições que ganham mais relevo no contexto televisivo. A primeira, que reúne clubes das duas divisões principais numa prova a eliminar, terá 20 jogos com cobertura televisiva: nove na RTP e 11 na Sport TV. Por seu turno, a Liga de Honra, após a experiência bem sucedida na época de 2006/2007 com as transmissões dominicais, ganha novo fôlego: para já estão assegurados 30 encontros com cobertura televisiva em directo no canal codificado.
VOLUME DE TRANSMISSÕES NÃO AGRADA A TODOS
O grande volume de transmissões televisivas não agrada a todos. Reconhecidos críticos de futebol contestam mesmo a forma como a televisão dita as regras sobre a organização das competições. Para o jornalista Rui Santos “o campeonato começa mal”, pois não se justifica que a primeira jornada decorra ao longo de cinco dias. “É a ditadura da televisão a fazer prevalecer a sua influência”, diz o comentador na sua coluna no ‘Record’.
À Correio TV, Rui Santos defende que “pode continuar a haver um número significativo de transmissões televisivas”. Todavia, diz, “nem os Clubes, nem a Federação, nem a Liga se preocupam verdadeiramente com isso”. “Com uma política mais realista de preços de bilhetes, uma aposta na realização diurna dos jogos e uma distribuição mais equitativa e justa das receitas televisivas, a decadente ‘indústria’ do futebol português teria mais hipóteses de se reerguer”, sustenta. “Todas as instituições do futebol estão prisioneiras da Olivedesportos”, reitera.
Apesar da crítica, Rui Santos admite que a “Olivedesportos foi a solução para que a agonia de muitos clubes não se transformasse em morte, mas é urgente que esta relação se torne saudável”. Também o jornalista Rui Cartaxana considera que os contratos entre os clubes e a Olivedesportos não são favoráveis aos primeiros. “Nos grandes clubes da Europa, as receitas [das transmissões televisivas] são 45 a 50% das receitas globais. O Barcelona, por exemplo, vende os seus direitos às TV por cerca de 250 milhões de euros (45%), o Benfica, é quem mais recebe por cá, leva 7,5 milhões por ano (11%)”, sustenta em crónica no CM.
O presidente da Liga de Clubes (LPFP), Hermínio Loureiro, defende que a responsabilidade pela situação não é da instituição que dirige. “Sei que é uma matéria controversa, mas quem detém os direitos de transmissão são os clubes, não a Liga”, afirma, deixando entender que foram os dirigentes quem aceitou os valores adiantados – no caso do Benfica até 2013, no do Sporting até 2017 – pela Olivedesportos. Mesmo assim, o deputado do PSD confessa à Correio TV que uma das formas de superar o monopólio da Olivedesportos poderá passar por uma futura centralização da negociação dos direitos na LPFP. “É o que se faz nas ligas de França, Inglaterra e Espanha”, lança.
EURO’2008: TVI E SPORT TV PARTILHAM
Os jogos do Euro 2008 serão transmitidos em Portugal através da Sport TV e da TVI. As duas estações garantiram junto da UEFA, ainda em 2006, a aquisição dos direitos televisivos do torneio que vai decorrer entre 7 e 29 de Junho de 2008 na Áustria e na Suíça e para o qual ainda decorre a fase de qualificação.
O canal codificado vai exibir todos os 31 jogos do Campeonato da Europa, enquanto a TVI, que em 2006 perdeu a transmissão do Mundial da Alemanha para a SIC, passará, em sinal aberto, um total de 20 encontros do Europeu.
Os jogos de Portugal – caso garanta, como se espera, o apuramento para a competição – de abertura, as meias-finais e a final do torneio têm exibição garantida na estação de Queluz de Baixo. As partidas terão também transmissão na internet, a partir do site da UEFA.
LIGA DE HONRA: TRINTA JOGOS EM CARTEIRA
A experiência da temporada 2006/2007 – com a transmissão de um jogo da Liga de Honra por jornada aos domingos de manhã na Sport TV – teve resultados de tal forma positivos para os clubes e para a estação que o canal codificado já assegurou a transmissão em directo de 30 encontros desta época.
Os jogos serão realizados ao final da manhã de sábado ou domingo de forma a não coincidirem com os desafios da Liga principal.
LIGAS DE INGLATERRA E ESPANHA VOLTAM A DOMINAR GRELHAS DA SPORT TV: RONALDO E CIA. NA TV
O campeonatos mais mediáticos da Europa têm transmissão na Sport TV. Todas as semanas os espectadores portugueses poderão ver Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Carvalho, Deco, Simão Sabrosa ou Ricardo em acção nos grandes palcos europeus. Manchester United e Chelsea são presenças garantidas.
BERARDO CONTRA SISTEMA ACTUAL
O milionário Joe Berardo, responsável pela Oferta Pública de Aquisição sobre a SAD do Benfica, está contra o actual sistema de cedência dos direitos televisivos na Liga portuguesa.
O empresário contesta o monopólio da Olivedesportos e já pediu a intervenção da Autoridade da Concorrência. Para o empresário e benfiquista Berardo, os 7,5 milhões de euros que o clube recebe por temporada são “uma brincadeira”, uma vez que “a marca Benfica pode render muito mais do que isso se os direitos de transmissão forem renegociados”.
CALENDÁRIO 2007/2008
A competição oficial começa amanhã e só termina no final de Junho do ano que vem com o Campeonato da Europa na Suíça e Áustria.
OS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES
FC Porto / Sporting (Super Taça): 11/8, RTP 1
Benfica / FC Copenhaga (Liga dos Campeões): 14/8, a definir
Académica / Sporting (Liga Portuguesa): 17/8, Sport TV
Arménia / Portugal (Campeonato da Europa): 22/8, RTP 1
FC Porto / Sporting (Liga Portuguesa): 26/8, Sport TV
FC Copenhaga / Benfica (Liga dos Campeões): 28/8, a definir
AC Milan / Sevilha (Super Taça Europeia): 31/8, RTP 1
1ª Eliminatória da Taça de Portugal: 2/9, a definir
Irlanda / Portugal (Campeonato da Europa, sub 21): 7/9, RTP 1
Portugal / Polónia (Campeonato da Europa): 8/9, RTP 1
Portugal / Montenegro (Campeonato da Europa, sub 21): 11/9, RTP 1
Portugal / Sérvia (Campeonato da Europa): 12/9, RTP 1
1ª jornada da Liga dos Campeões: 18/9, RTP 1/Sport TV
1ª eliminatória da Taça UEFA: 20/9, a definir
Benfica / Sporting (Liga Portuguesa): 30/9, Sport TV
Bulgária / Portugal (Campeonato da Europa, sub 21): 12/10, RTP 1
Azerbeijão / Portugal (Campeonato da Europa): 13/10, RTP 1
Montenegro / Portugal (Campeonato da Europa, sub 21): 16/10, RTP 1
Cazaquistão / Portugal (Campeonato da Europa): 17/10, RTP 1
Benfica / FC Porto (Liga Portuguesa): 2/12, Sport TV
Sporting / FC Porto (Liga Portuguesa): 27/1, Sport TV
Sporting / Benfica (Liga Portuguesa): 2/3, Sport TV
Final da Taça da Liga: 23/3, RTP 1/Sport TV
FC Porto / Benfica (Liga Portuguesa): 20/4, Sport TV
Final da Taça UEFA: 14/5, RTP 1
Final da Taça de Portugal: 18/5, RTP 1
Final Liga dos Campeões: 21/5, RTP 1/Sport TV
Início do Campeonato da Europa: 7/6, TVI / Sport TV
Final do Campeonato da Europa: 29/6, TVI/Sport TV
Nota: Datas sujeitas a alteração. Por falta de informação, não estão referidos os jogos da Liga Portuguesa transmitidos pela TVI (um por jornada)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.