Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Jornal A Bola com atrasos no pagamento dos subsídios de Natal

Queixa foi apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas.
Lusa 17 de Dezembro de 2019 às 21:01
Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas
Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas FOTO: João Santos
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) enviou esta terça-feira uma queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) contra os proprietários das publicações A Bola, Autofoco, A Bola TV e ASF, devido ao atraso no pagamento do subsídio de Natal.

Em comunicado, o SJ refere que foi contactado por vários jornalistas da publicação desportiva A Bola que, até ao momento, não receberam o subsídio de Natal, e mandou uma carta, com um pedido de explicações, à Sociedade Vicra Desportiva.

O SJ destacou que "o artigo 50.º do Contrato Coletivo de Trabalho para a Imprensa refere que o mesmo deve ser liquidado preferencialmente com o ordenado de novembro e nunca após o dia 07 de dezembro", pelo que as sociedades Vicra Desportiva e Vicra Comunicações estão em incumprimento perante os seus trabalhadores.

Segundo o SJ, os jornalistas pediram explicações às administrações das empresas visadas e, perante a ausência de respostas, recebida "como uma evidente falta de respeito para com os trabalhadores", decidiram pedir a intervenção do sindicato, que, além do pedido de explicações, fará queixa à ACT, por violação do Contrato Coletivo de Trabalho.

O SJ, liderado por Sofia Branco, já informou a administração da Sociedade Vicra Desportiva que procederá com a queixa referida e exigiu a liquidação imediata do 14.º mês, vincando que "a empresa incorre numa violação que é punida com uma contraordenação muito grave".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)