page view

MORREU ANTÓNIO PAULOURO FUNDADOR DO JORNAL DO FUNDÃO

O director do Jornal do Fundão, António Paulouro, faleceu ontem, aos 87 anos, vítima de embolia cerebral. O funeral realiza-se hoje no Fundão.

29 de agosto de 2002 às 22:14

Paulouro protagonizou um "jornalismo de combate e de causas" e foi figura ímpar da imprensa regional, disse o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, João Mesquita. "Pôs de pé um jornal que tem um prestígio enorme na região (Beira Interior), no País e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo", declarou à Lusa.

Para João Mesquita, Paulouro "foi uma das grandes figuras - senão mesmo a maior - da imprensa regional portuguesa". A morte do fundador do Jornal do Fundão "é mais uma perda para a imprensa portuguesa e designadamente para a chamada imprensa regional" e realçou ainda, que o semanário beirão acolheu, durante a ditadura, a opinião de “muitos intelectuais que tinham grande dificuldade de acesso à comunicação".

"Foi Paulouro quem imprimiu, quem foi editor de um dos meus livros no tempo do salazarismo”, recordou Máro Soares, lembrando a dificuldade na época de editar certo tipo de publicações.

Nascido no Fundão, em 1915, Paulouro fundou o jornal em 1946. A par de alguma turbulência política, que levou à suspensão temporária do jornal, Paulouro fundou outras revistas, como a “Nova”. Activista cultural e social da cidade, em 1986, recebeu o título de Comendador da Ordem da Liberdade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8